O Inter está cada vez mais perto do tetra no Campeonato Brasileiro. O time de Abel Braga superou o Grêmio de virada, por 2 a 1, após 11 clássicos sem vitória.
Os três pontos ajudaram o Colorado a abrir vantagem na ponta da tabela. Os colorados também aumentaram uma marca histórica no Brasileirão: oito vitórias consecutivas. Agora, confira os 10 momentos que marcaram o clássico 429:
1) O primeiro Gre-Nal entre Abel e Renato
Campeões mundiais por Inter e Grêmio, respectivamente, Abel Braga e Renato Portaluppi nunca haviam se enfrentado em um clássico Gre-Nal. Ambos se respeitam dentro e fora de campo e possuem admiração mutua. Antes de o clássico começar, os treinadores se cumprimentaram à beira do gramado. E, logo na primeira vez, o treinador carioca levou a melhor: 2 a 1, com direito a virada e liderança assegurada no Brasileirão.
2) A lesão de Geromel
Pedro Geromel não tem tido sorte. Um dos homens de confiança de Renato e capitão do Grêmio, o zagueiro machucou o tornozelo esquerdo e teve de ser carregado para fora de campo aos 38 minutos do primeiro tempo. O Gre-Nal 429 era o jogo de retorno do zagueiro, que ficou afastado dos gramados por conta de uma lesão muscular.
3) Peglow errou na cara do gol
Logo no início do segundo tempo, aos sete minutos, o jovem Peglow perdeu uma chance incrível de mudar o rumo do Gre-Nal 429 a favor do Inter. No lance, Yuri Alberto ganhou de do zagueiro Rodrigues, girou e tocou para Peglow, que perdeu dentro da pequena área, embaixo do gol de Vanderlei. Na foto, a lamentação do atleta após o lance.
4) As mexidas de Renato
O Grêmio começou a levar perigo, de fato, aos 26 minutos do segundo tempo. O Inter errou um passe no meio do campo e Diego Souza roubou. Após tabelar com Jean Pyerre, tentou encobrir Lomba, mas pegou mal. No minuto seguinte, Renato mexeu em três peças: saíram Lucas Silva, Pepê e Alisson, entraram Maicon, Ferreira e Luiz Fernando. Três minutos depois, aos 30, o Grêmio transformou sua superioridade em gol.
5) A redenção de Jean Pyerre
O camisa 10 do Grêmio e um dos principais jogadores de Renato Portaluppi, Jean Pyerre viveu uma semana conturbada após fotos suas em uma festa vazarem. No entanto, sua estrela brilhou no Gre-Nal 429, e ele fez o gol da festa gremista. O jogo estava empatado em 0 a 0 quando o meia colocou o Tricolor à frente do placar, aos 30 minutos do segundo tempo. Naquele momento, o filme parecia se repetir, e Grêmio estava perto de somar mais uma vitória em clássicos. No entanto, tudo mudou 14 minutos depois.
6) A estrela dos "Abéis"
O jogo estava 1 a 0 para o Grêmio quando Abel Braga resolveu colocar Abel Hernández na partida — ele entrou ao lado de Marcos Guilherme. Foi o camisa 99 que mudou o placar para os colorados. O jogador entrou na partida aos 33 minutos do segundo tempo e, aos 44, empatou o jogo para o Inter, de cabeça, após cruzamento de Víctor Cuesta.
7) O polêmico empurram de Nonato em Ferreira
O confronto ainda estava 1 a 1 quando a primeira polêmica aconteceu: o jogadores do Grêmio reclamaram de pênalti não marcado de Nonato em Ferreira, dentro da área, já nos acréscimos. O juiz ouviu o VAR e mandou seguir.
8) Glória e emoção de Edenilson
Edenilson marcou o segundo gol colorado, aos 52 minutos. De pênalti, ele definiu o resultado — curiosamente, também havia sido dele o gol na vitória anterior do Inter em clássicos. O volante saiu de campo emocionado.
— Só nós sabemos o que temos passado nos últimos anos, trabalhamos todos os dias. Estou há mais tempo e sei a responsabilidade que é. Fico muito feliz em contribuir — disse, com a voz embargada, em entrevista à RBS TV.
9) Grêmio na bronca com a arbitragem
O Grêmio não gostou nada do pênalti marcado aos 52 minutos do segundo tempo. Após o apito final, Renato Portaluppi e alguns jogadores gremistas foram tirar satisfação com o árbitro paulista Luiz Flávio de Oliveira. Minutos depois, na coletiva de imprensa, tanto Renato quanto o presidente Romildo Bolzan reclamaram da marcação do juiz.
10) A festa colorado no vestiário
Depois de 11 longos clássicos e mais de dois anos, o Inter voltou a vencer seu maior rival. Além da vitória de virada, o Colorado abriu vantagem na liderança. E a equipe de mídia do clube registrou a festa dos jogadores no vestiário após o apito final.