Para alguns clubes, entrar em campo neste fim de semana será apenas para cumprir tabela no Brasileirão. O campeão Palmeiras, por exemplo, receberá o já rebaixado Vitória. Da mesma forma, o Inter, sem chances de alterar o atual terceiro lugar, encara o Paraná, que começa a pensar no seu retorno à Série B em 2019. Porém, para outros 10 clubes, a última rodada representa um melhor posicionamento.
Vaga no G-4
Grêmio e São Paulo, que já estão classificados para a Libertadores, brigam agora para saber quem terminará no G-4, classificando-se diretamente para a fase de grupos – o que representaria uma folga de um mês no calendário. Com a mesma pontuação (63 pontos), o Tricolor gaúcho leva vantagem no saldo de gols (20 contra 13). Por isso, depende apenas de si, bastando uma vitória simples contra o Corinthians, neste domingo (2), às 17h. Caso tropece na Arena, precisará "secar" os são-paulinos que, no mesmo horário, enfrentam, em Santa Catarina, a Chapecoense - que luta contra o rebaixamento.
Vaga na Libertadores
A última vaga para a Libertadores 2019 será definida no sábado (1), a partir das 19h. Para não depender de ninguém, o Atlético-MG (que tem 56 pontos) precisa vencer o Botafogo, no Independência. Caso empate ou perca, torcerá para que o Atlético-PR, que enfrentará o Flamengo, no Maracanã, não saia de seus atuais 54 pontos. Caso isso aconteça, os mineiros passariam a torcer para que os paranaenses conquistassem a Copa Sul-Americana, abrindo mais uma vaga via Brasileirão.
Vaga na Sul-Americana
Caso o Atlético-PR conquiste a Sul-Americana deste ano, uma vaga a mais para brasileiros será aberta em 2019. Mas, para não ficar nesta dependência, o Corinthians precisa ao menos de um empate em Porto Alegre, contra o Grêmio, neste domingo. Da mesma forma, o Ceará precisa se garantir contra um rival direto no Castelão: o Vasco. Outro que corre por fora é o Fluminense, que também luta para não cair e recebe o América-MG no Maracanã.
Rebaixamento
O Maracanã terá duelo direto no domingo, às 17h. Com um simples empate diante do América-MG, o Fluminense pode escapar do risco de queda. Mas, para garantir-se de vez, uma vitória seria o ideal.
Já os mineiros não dependem mais de si. Primeiro do Z-4, precisa "secar" a Chapecoense, que recebe o São Paulo, na Arena Condá, mesmo em caso de vitória. O Vasco, que enfrenta o Ceará, em Fortaleza, também estará de olho no confronto do Rio de Janeiro. Com uma vitória simples, estará salvo. Por fim, a situação mais desesperadora é a do Sport, que mesmo vencendo o Santos, na Ilha do Retiro, precisa torcer para que dois destes não vençam seus compromissos: América-MG, Chapecoense e Vasco.