Campeão da Fórmula 3 em 2023 e uma das principais promessas do automobilismo brasileiro, o piloto Gabriel Bortoleto, 18, foi anunciado nesta segunda-feira (27) como piloto da Invicta Virtuosi Racing, na Fórmula 2 em 2024. Ele vai correr ao lado do indiano Kush Maini na equipe britânica.
Por ter vencido a F3, Bortoleto já teria vaga garantida na principal categoria de acesso à Fórmula 1. No entanto havia mistério em relação qual seria a equipe que o brasileiro iria defender. Em 2023, a Virtuosi foi a quinta colocada na F2, que tem 11 equipes disputando.
— Venho de uma temporada de crescimento pessoal significativo, culminando com o título da F3. Espero continuar esse processo de evolução como piloto em 2024 e naturalmente me tornar um piloto vitorioso nas próximas etapas da minha carreira — disse Bortoleto.
— Estamos muito satisfeitos por ter Gabriel Bortoleto se juntando a nós em sua temporada de estreia na Fórmula 2. Sua consistência ao longo de sua campanha de estreia na Fórmula 3 impressionou a todos e lhe rendeu uma vitória convincente e merecida no campeonato. Isso foi reconhecido pelo mundo da F1 quando ele se tornou piloto de desenvolvimento da McLaren — comentou Andy Roche, chefe da Virtuosi.
Além de Bortoleto, outro brasileiro que deve fazer parte do grid da F2 em 2024 é Enzo Fittipaldi. Ele fez a temporada completa da categoria neste ano correndo pela Carlin e ficou em sétimo lugar no campeonato, com uma vitória conquistada e mais três pódios. Resta saber se ele continuará na equipe ou vai para outra.