Max Verstappen, da Red Bull, encerrou uma temporada dos sonhos na Fórmula 1. Neste domingo (26), o piloto venceu sua 19ª vitória no ano, no Grande Prêmio de Abu Dhabi, no circuito de Yas Marina. Em 2023, o holandês conquistou seu terceiro título mundial consecutivo.
Depois de largar na pole position, Verstappen cruzou a linha de chegada à frente de seu companheiro de equipe, o mexicano Sergio Pérez, que recebeu uma punição de cinco segundos e terminou na quarta posição, superado pelo monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, e pelo britânico George Russell, da Mercedes.
Com os títulos de pilotos e construtores já decididos antes do GP de Abu Dhabi, as atenções no circuito de Yas Marina estavam voltadas para o campeonato de equipes, que terminou com a Mercedes na segunda colocação, com quatro pontos de vantagem sobre a Ferrari (392 a 388), graças ao oitavo lugar de Lewis Hamilton.
O heptacampeão mundial, no entanto, terá que esperar por uma possível punição, que se for confirmada pode dar o vice-campeonato à Ferrari.
As McLaren do britânico Lando Norris e do australiano Oscar Piastri terminaram na quinta e sexta posições, à frente do espanhol Fernando Alonso, que com este resultado termina o campeonato de pilotos na quarta colocação, empatado em pontos com Leclerc (206).
Alonso só ficou atrás do campeão Verstappen (575), Pérez (285) e Hamilton (234). O sexto foi Norris (205) e o sétimo foi o outro piloto da Ferrari, o espanhol Carlos (200), que não terminou a corrida em Abu Dhabi.