A Fórmula 1 está próxima de ter uma nova equipe. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aprovou a entrada da Andretti na categoria, que agora depende da aprovação da Formula One Management (Fom) para se concretizar.
Foram meses de análise da FIA sobre o interesse em entrar na F1 a partir de 2025. As equipes precisam provar que possuem capacidade esportiva, técnica e financeira para ingressar no grid da categoria, assim como explicar planos de sustentabilidade e impacto social positivo.
A Fórmula 1 tem 10 equipes no grid desde 2015. Além da Andretti, outras três escuderias chegaram até a segunda fase: Rodin Carlin, Hitech e a asiática LKYSUNZ. No entanto, só a norte-americana recebeu a aprovação da Fia.
— A Fia é obrigada a aprovar inscrições que cumpram os requisitos de inscrição de Manifestações de Interesse e aderimos a esse procedimento ao decidir que a inscrição da Andretti Formula Racing LLC prosseguiria para a próxima etapa do processo de inscrição. Ao tomar essa decisão, a Fia está a agir de acordo com as diretivas da União Europeia sobre a participação e desenvolvimento do desporto motorizado — disse o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, em comunicado.
A Andretti agora precisa chegar a um acordo comercial satisfatório com a Fom. No entanto, há muito tempo existe uma resistência em relação à expansão do grid para além de 10 equipes.
A Fórmula 1 se pronunciou nesta segunda sobre a decisão:
— Tomamos nota das conclusões da FIA em relação à primeira e segunda fases do seu processo e iremos agora conduzir a nossa própria avaliação dos méritos do pedido restante — afirmou.
— A Andretti-Cadillac está honrada com o fato da Federação ter aprovado a manifestação de interesse da Andretti Formula Racing para o Campeonato Mundial de Fórmula 1. Agradecemos o processo de avaliação rigoroso, transparente e completo da Fia e estamos extremamente entusiasmados por ter a oportunidade de competir num Campeonato tão histórico e prestigiado — comunicou a equipe em nota oficial.
A equipe é de propriedade do ex-piloto norte-americano Michael Andretti, filho de Mario Andretti – campeão da Fórmula 1 em 1978.