Max Verstappen é bicampeão mundial de Fórmula 1 e líder da atual temporada, precisando apenas de três pontos para conquistar o tricampeonato. Neste sábado (30), o holandês completa 26 anos e tem números impressionantes.
Há nove anos na principal categoria do automobilismo, Verstappen estreou na F1 com 16 anos, o mais jovem da história, pela Toro Rosso — atual AlphaTauri. Após uma temporada de destaque na equipe, ele foi promovido para a Red Bull na metade da temporada de 2016.
Em sua primeira corrida pela escuderia, o holandês conseguiu a primeira das 48 vitórias na carreira até o momento. No entanto, demorou para engrenar os números, pois a Red Bull não oferecia um carro tão competitivo em relação à Mercedes, além de erros cometidos pelo jovem piloto.
Em 2021, ele amadureceu e a equipe austríaca montou um carro capaz de bater a equipe alemã e o heptacampeão Lewis Hamilton. Em uma das temporadas mais disputadas da história da F1 — com os dois pilotos chegando na última etapa em Abu Dhabi empatados em pontos — Verstappen conseguiu seu primeiro título mundial.
No ano seguinte, a Red Bull foi melhor e o holandês venceu o bicampeonato com facilidade. Em 2023, a dominância é ainda maior, com a equipe vencendo o mundial de construtores com seis etapas de antecedência, e com a possibilidade de Verstappen conquistar o tri no GP do Catar, entre os dias 6 e 8 de outubro.
Comparação com Lewis Hamilton na mesma idade
Heptacampeão mundial da Fórmula 1, Lewis Hamilton lidera quase todas as estatísticas da categoria e está entre os melhores da história. Mas em 2011, época em que tinha 26 anos — a mesma idade que o aniversariante está completando neste sábado —, o inglês apresentava números inferiores e corria pela McLaren.
Verstappen está na F1 há nove temporadas e tem 179 corridas disputadas. Até a disputa de 2011, Hamilton estava no quinto ano, com 90 corridas e apenas um título mundial conquistado — o de 2008 contra Felipe Massa.
Se considerada a idade de 26 anos, o holandês leva vantagem em vitórias e pódios conquistados, enquanto Hamilton tem porcentagem superior de poles alcançadas.
Vitórias
- Verstappen - 48/179 (26,8% do total de corridas)
- Hamilton - 17/90 (18,8% do total de corridas disputadas)
Pódios
- Verstappen - 92/179 (51,4%)
- Hamilton - 42/90 (46,6%)
Poles
- Verstappen - 29/179 (16,2%)
- Hamilton - 19/90 (21,1%)
Títulos
- Verstappen - 2
- Hamilton - 1
A temporada de 2011 foi a penúltima do inglês pela McLaren. Dois anos depois, ele foi para Mercedes, onde conseguiu vencer mais seis títulos mundiais e ajudou a equipe alemã a conquistar oito mundiais de construtores consecutivos. Hamilton atualmente tem 17 temporadas na F1, 326 corridas, 103 vitórias, 196 pódios e 104 poles.
Números difíceis de serem batidos. No entanto, possíveis caso Verstappen e Red Bull consigam emplacar uma sequência de anos competitivos. Em 2023, por exemplo, o holandês venceu 13 de 16 etapas disputadas e bateu o recorde de mais vitórias consecutivas em uma única temporada da F1.
Ele precisa de três pontos nas próximas seis etapas para se tornar tricampeão do mundo, igualando os brasileiros Ayrton Senna e Nelson Piquet, além de Niki Lauda, Jackie Stewart.