Um dos principais destaques da Fórmula 1 em 2023 é o australiano Oscar Piastri, 22 anos. Em seu primeiro ano na categoria, ele vem obtendo bons resultados com a McLaren e conquistou o primeiro pódio na F1 na corrida do Japão, no domingo (24).
Campeão da F3 e F2 mesmo sendo novato nas duas categorias de acesso, Piastri é considerado um talento geracional do automobilismo. O australiano pertencia à academia da Alpine até o ano passado e era a esperança da equipe francesa para um futuro vencedor na F1.
Após vencer a Fórmula 2 em 2021, a jovem promessa permaneceu um ano como reserva da Alpine, com a expectativa de assumir um dos carros em 2023. Na época, a dupla da equipe era formada por Esteban Ocon e Fernando Alonso. Por isso, não era certo que haveria vaga para Piastri.
O australiano quase assumiu a vaga por causa da iminente saída de Alonso para a Aston Martin, substituindo o recém aposentado Sebastian Vettel. Entretanto, enquanto havia a indefinição sobre o futuro, Piastri resolveu fechar com a McLaren. A Alpine chegou a anunciá-lo como titular para 2023, mas ele negou, escolhendo a equipe inglesa e rompendo todo vínculo com a equipe francesa.
Foi um golpe duro para a escuderia, uma vez que investiu na carreira de Piastri desde cedo visando tê-lo como piloto para o futuro. Com sua saída, a Alpine foi atrás de Pierre Gasly, que teve passagem pela Red Bull e estava pilotando pela AlphaTauri.
Relação está tensa entre a dupla atual de pilotos da Alpine
Com a chegada de Gasly, a Alpine formou uma dupla de franceses. Esteban Ocon vinha tendo bons desempenhos nas últimas temporadas, inclusive com uma vitória em 2021 no GP da Hungria. O problema é que os dois pilotos não são grandes amigos, com um histórico de discussões desde as categorias inferiores da F1.
Embora não tenha havido atrito entre os dois na primeira parte da temporada 2023, os pilotos tiveram um desentendimento no Grande Prêmio do Japão, realizado no domingo (24), por conta de ordens da equipe.
Na reta final da corrida, Gasly estava na décima posição e com pneus mais novos, enquanto Ocon era o 9º e não conseguia se aproximar do piloto da frente, que era Alonso. A Alpine ordenou que eles invertessem as posições para terem chance de passar o espanhol, porém, Gasly não obteve sucesso.
Com isso, a equipe pediu na última volta para que o piloto devolvesse a posição para Ocon. Isso gerou reclamações, inclusive com Gasly fazendo gestos para o companheiro de equipe, que foram capturados pela câmera colocada no carro.
— Um pouco frustrado, porque precisamos trocar de posição na última volta. Não entendo totalmente, não vejo necessidade, mas conversaremos internamente — explicou Gasly após a prova em Suzuka.
— Bem, estou nesta equipe há quatro anos e a regra sempre foi a mesma, que se você trocar de posição e não colocar o carro na frente, você sempre devolve antes do final — disse Ocon sobre o assunto. O veterano na Alpine, entretanto, afirmou que "se fosse o contrário eu faria o mesmo" que Gasly fez.
A equipe francesa ocupa a sexta posição no mundial de construtores, que foi já tem a Red Bull como campeã. A Alpine está 112 pontos atrás da McLaren, de Oscar Piastri, que ocupa a nova posição no mundial de pilotos — 11 pontos de vantagem para Gasly e 19 para Ocon.