Um dos principais autódromos do calendário da Fórmula 1 é o de Monza. Uma pista com retas velozes, locais de ultrapassagem em diversos setores e a promessa de uma corrida emocionante. Após o tumultuado GP da Holanda, no qual Max Verstappen conquistou a nona vitória seguida na temporada, os fãs da F1 vão acompanhar o Grande Prêmio da Itália que acontece neste domingo (3).
Líder do campeonato com 339 pontos, o holandês pode bater o recorde de vitórias consecutivas, após igualar a marca de Sebastian Vettel. Ao contrário de Zandvoort, em que Verstappen venceu as últimas três disputas, Monza tem uma diversidade maior de vencedores. Desde 2017 e 2018, com Lewis Hamilton, há um primeiro colocado diferente. Charles Leclerc (2019), Pierre Gasly (2020), Daniel Ricciardo (2021) e Verstappen (2022) foram os últimos vencedores do GP da Itália.
Essa corrida é ainda mais importante para a Ferrari. Monza é considerado o quintal de casa da equipe italiana, e os tifosis (torcedores ferraristas) lotam o autódromo durante todo o fim de semana. Em quarto lugar no mundial de construtores, com 201 pontos, a dupla Leclerc e Sainz precisa de um bom resultado conjunto para seguir na briga pela segunda posição no campeonato, atualmente ocupada pela Mercedes, com 255 pontos.
Disputa entre Alonso e Pérez
Outra briga que se intensifica é pelo segundo lugar no mundial de pilotos. Fernando Alonso superou Sergio Pérez na Holanda e tirou a diferença para 33 pontos. Restando nove corridas na temporada, o espanhol ainda sonha com uma vitória em 2023.
— O carro estava muito competitivo. Nessas condições, você precisa ter um carro em que você confia e eu pude confiar. Estou muito feliz — disse Alonso após a conquista do segundo lugar em Zandvoort.
O vencedor de 2021 em Monza não estará presente na corrida. Após sofrer uma fratura no pulso durante os treinos na Holanda, Ricciardo vai ficar de fora por até seis semanas. O neozelandês Liam Lawson o substituiu no último GP e vai seguir guiando a Alpha Tauri até a recuperação do australiano.
Horários e onde assistir ao Grande Prêmio da Itália
Sexta-feira (1)
- Treino livre 1: 8h30min (F1 TV Pro e BandSports)
- Treino livre 2: 12h (F1 TV Pro e BandSports)
Sábado (2)
- Treino livre 3: 7h30min (F1 TV Pro e BandSports)
- Classificação: 11h (F1 TV Pro e Band)
Domingo (3)
- Corrida: 10h (F1 TV Pro e Band)