As atividades acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foram suspensas devido ao estado de calamidade pública no município de Porto Alegre. Conforme portaria publicada na manhã de sábado (4), será suspenso o expediente do período 6 à 10 de maio, sem prejuízo do Calendário Escolar de 2024.
O documento também determina que as atividades de ensino, quando for possível, sejam oferecidas em modalidade a distância. A mesma orientação é feita para as atividades administrativas e de suporte acadêmico, ou seja, que sejam realizados por meio de trabalho remoto.
A medida foi tomada levando em consideração as enchentes que atingem Porto Alegre e região e afetam de forma drástica comunidades, com "muitas famílias perdendo entes queridos, residências e todos os seus pertences pessoais", conforme portaria. Além disso, também é mencionado o comprometimento nos sistemas de proteção contra cheias, drenagem urbana, abastecimento de água e de acesso e mobilidade urbana.
As atividades consideradas essenciais e imprescindíveis não devem ser suspendidas. As sessões dos Conselhos e Colegiados da UFRGS, também são mantidos, conforme necessidade de serviços.