Os 50 jovens selecionados para participarem do Geração Caldeira, do Instituto Caldeira, estiveram no primeiro encontro presencial do grupo, na tarde desta segunda-feira (17). Foram mais de 2,6 mil inscritos e 750 escolhidos na fase inicial. Os jovens têm entre 16 e 24 anos, são alunos e ex-alunos da rede pública e moram em diferentes partes do Estado - a maioria é da Região Metropolitana.
O Geração Caldeira selecionou os 50 dos participantes do Nova Geração que mais se destacaram ao longo dos dois meses nas trilhas educacionais com os gigantes do mercado de tecnologia, como a Amazon Web Services (AWS), Google for education, Microsoft, Oracle e Salesforce. Eles também tiveram oportunidade de vivenciar o ecossistema do Caldeira participando de eventos presenciais no local ao longo de 60 dias.
— A seleção dos 50 alunos foi extremamente complexa. Ficamos impressionados com a vontade, engajamento e potencial desses jovens. Na maioria das vezes, o que falta é uma oportunidade relevante que não só capacite, mas que também conecte eles com vagas de trabalho. E é exatamente isso que o Geração Caldeira pretende fazer para incluí-los no mercado — destaca o gestor do Nova Geração, Felipe Amaral.
Segundo Amaral, o projeto terá duração de nove semanas, com aulas presenciais nas segundas, quartas e sextas-feiras no próprio Caldeira. Cada semana terá um tema específico. A primeira delas, conforme o gestor do Nova Geração, abordará o novo mundo do mercado de trabalho.
Os selecionados receberão uma bolsa auxílio no valor de R$ 1,5 mil. Ao longo das próximas semanas, eles participarão de palestras com convidados, workshops e vivências. A meta é prepará-los em habilidades socioemocionais para o mundo do trabalho. Também serão selecionados os Parceiros de Empregabilidade, empresas que poderão oferecer vagas exclusivas aos alunos e receberão uma curadoria e indicações específicas pelo time do Caldeira.
O Campus Caldeira tem como mantenedores os institutos Helda Gerdau, Jama, SLC e Lins Ferrão, além da Fundação A.J Renner e das empresas AWS, Banrisul, Oracle, Sicredi e do Sebrae.