Cerca de 200 jovens participaram, neste sábado (20), do primeiro encontro presencial do Nova Geração, programa do Instituto Caldeira que oferece capacitação em áreas relacionadas à tecnologia e à inovação. O evento foi realizado no Campus Caldeira, inaugurado no início de julho, no 4º Distrito, em Porto Alegre, e também contou com a presença de representantes de empresas parceiras e das Secretarias de Educação e de Justiça do Estado, que apoiam o projeto.
O encontro teve início por volta das 8h30min, com a chegada dos participantes, que têm entre 16 e 24 anos e são alunos ou ex-alunos de escolas públicas ou bolsistas integrais em escolas particulares do Rio Grande do Sul. De acordo com o coordenador do programa Nova Geração, Felipe Amaral, foram disponibilizados três ônibus para que os jovens pudessem ir até o local.
Após o café da manhã de boas-vindas, os participantes fizeram um tour pelas instalações do Instituto Caldeira. Em seguida, tiveram uma palestra com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) sobre projeto de vida. Representantes do Instituto também conversaram com os jovens durante a manhã, antes da pausa para o almoço.
À tarde, o grupo se dividiu em cinco trilhas para participar de workshops com as empresas parceiras educacionais, como AWS, Microsoft e Google. Os temas abordados foram: programação, gestão de vendas, computação e nuvem, marketing digital e ferramentas de trabalho.
No total, o Nova Geração tem 750 alunos, que foram selecionados entre mais de 2,6 mil inscritos. As aulas iniciaram em 4 de agosto, com uma live para todos os participantes. Na semana seguinte, foi realizado um outro evento digital, dividido por trilhas. Amaral explica que o programa é praticamente todo online, mas o instituto pretende promover essas imersões, chamadas de Dia D Caldeira, para que os jovens possam ter esse contato presencial com as empresas de tecnologia e usufruir do campus.
— Para nós, está sendo inspirador, porque temos cerca de 200 jovens aqui participando e vemos o brilho nos olhos, a motivação que eles têm para realmente usar esse programa como uma porta de entrada para o mercado de trabalho de tecnologias. Então, já conseguimos perceber aqueles que estão aproveitando e que realmente vão se beneficiar, em suas vidas e carreiras, participando do programa — comenta Amaral.
Um segundo encontro, para mais 200 participantes, está previsto para setembro, afirma. Mesmo assim, esses eventos também são transmitidos ao vivo pela internet, para contemplar os alunos que moram em cidades mais distantes e não puderam comparecer.
As atividades do Nova Geração vão até dezembro e abrangem treinamentos de programação, computação em nuvem, gestão de vendas, ferramentas digitais de trabalho, marketing digital e habilidades socioemocionais como educação empreendedora e pensamento analítico. Entre agosto e setembro, ocorre o período de formação e, em seguida, haverá um processo seletivo com aqueles que concluíram as trilhas de aprendizagem.
Segundo Amaral, nessa etapa, serão selecionados 50 jovens para participar do Geração Caldeira, que é um programa presencial, realizado no campus do instituto entre outubro e novembro, com uma série de capacitações e bolsa financeira de auxílio para que os alunos participem:
— Será uma oportunidade para que eles possam estar de fato vivenciando aqui o dia a dia de um ecossistema de inovação.
Com o sucesso da iniciativa, a intenção do Instituto Caldeira é realizar o curso uma vez por semestre, para mil pessoas por vez.