O Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Sul (Sesi-RS) está com inscrições abertas e gratuitas para alunos e escolas de todas as redes de ensino que tenham interesse em participar da Mostra Sesi Com@Ciência. Previsto para ocorrer nos dias 5 e 6 de outubro no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, o evento terá palestras e oficinas, além da apresentação de iniciativas educacionais nas áreas de ciência, inovação e tecnologia. Interessados em participar podem clicar neste link para fazer a inscrição.
Entre os palestrantes, estão o biólogo, jornalista e escritor Mia Couto, o filósofo e educador colombiano Bernardo Toro, o professor Christian Dunker, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), e o pesquisador em tecnologias para a educação e professor da Universidade de Columbia Paulo Blikstein. Algumas palestras serão online, com transmissão ao vivo para quem estiver no local.
Haverá opções de oficinas tanto para alunos quanto para professores. Para os estudantes, serão oferecidas aulas de grafite, Mine Craft Educacional, música e tecnologia, gamificação, storytelling, navegação e astronomia, entre outras. Aos docentes, os temas variam entre desenvolvimento de habilidades em astronomia conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a importância de sonhar na infância, astrofísica e literatura na Educação Básica, por exemplo.
— A mostra é um espaço de aprendizado e troca de conhecimento além da sala de aula. Vamos compartilhar as experiências das Escolas do Sesi com o uso das tecnologias na promoção da aprendizagem e debater como podemos avançar no sentido de tornar a educação cada vez mais conectada com os desafios do século 21 — explica a gerente da área da Educação do Sesi-RS, Sônia Bier.
Também participam como palestrantes a CEO da Spotone Global Solutions, Mariéme Jamme, que trabalha com discursos inspiradores sobre a educação de meninas por meio do STEAMD (sigla que engloba ciência, tecnologia, engenharia, matemática, artes e design) e empoderamento de jovens que vivem em comunidades vulneráveis; Camila Achutti, fundadora da Mastertech, escola de pensamento digital e criadora do portal Mulheres na Computação, iniciativa para a inclusão de mulheres no cenário tecnológico contemporâneo; além da velejadora e escritora Helena Schurmann e do seu filho, o cineasta David Schurmann, que, em 2017, foi indicado para representar o Brasil no Oscar com o filme Pequeno Segredo, inspirado em livro com o mesmo nome escrito pela mãe.