*Correção: o curso que a faculdade Imed ministrará no Campus Caldeira é de Ciência da Computação, e não Ciência da Comunicação, como divulgado entre 11h10min de quinta-feira (7) e 11h50min desta segunda-feira (11). O texto já foi corrigido.
Centro de educação que engloba gigantes da tecnologia e organizações educacionais gaúchas, o Campus Caldeira foi lançado na manhã desta quinta-feira (7) no 4º Distrito, em Porto Alegre. A plataforma fica no segundo andar do hub de inovação Instituto Caldeira, na antiga fábrica da AJ Renner, e promoverá capacitações em tecnologia da informação e na nova economia.
CEO do instituto, Pedro Valério destacou que o Rio Grande do Sul “precisa olhar para a educação de forma coesa e pragmática” se quiser ocupar um espaço de protagonismo na inovação.
— O maior problema para as empresas é a falta de talentos. Somente entre as empresas fundadoras do Caldeira, há de 3,5 a 4 mil vagas disponíveis que não se consegue preencher — destaca Valério.
— Aqui no Campus a gente quer reunir pessoas que acreditam que a educação é o vetor que pode transformar o Estado em polo de inovação relevante.
Dentro do campus, estão instaladas organizações como a Fundação Dom Cabral, escola de negócios; a Fundação Tênis, que trabalha com capacitação de jovens em vulnerabilidade social; e GetEdu, parceiro do Google for Education, em um espaço onde vai mostrar tecnologias e plataformas do Google. Com sede em Passo Fundo e campi em Porto Alegre e Ijuí, a faculdade Imed também está montando um polo no Campus Caldeira, com investimento de R$ 10 milhões. Foi o local escolhido para ministrar a graduação de Ciência da Computação a partir de 2023 — o vestibular para a primeira turma do curso deve ocorrer no final do ano.
— O fato de estar aqui dentro é estratégico porque vamos estar perto das principais empresas, aproximando o mundo acadêmico dos principais skills (habilidades) que o mercado está demandando — afirma Eduardo Capellari, presidente da Imed.
Além da instalação de instituições educacionais e empresas residentes, o Campus Caldeira será palco para eventos e encontros relacionados à educação e focará também na formação de jovens da rede pública, encontrando, capacitando e empregando talentos.
Lançado também nesta quinta, a primeira iniciativa nesse sentido é o Programa Nova Geração, que deve admitir 500 pessoas de 16 a 24 anos, alunos ou ex-alunos da rede pública ou bolsistas integrais em escolas particulares. Eles ganharão gratuitamente treinamentos de programação, computação em nuvem, ferramentas digitais de trabalho, gestão de vendas e marketing digital por meio de trilhas de grandes players do mercado, como a Amazon Web Services (AWS), o Google, a Microsoft, a Oracle e a Salesforce. Também haverá capacitações para desenvolverem habilidades socioemocionais, como educação empreendedora com o Sebrae.
Os jovens já podem se inscrever neste link. As aulas devem começar em agosto, em formato híbrido.
— Vamos misturar treinamentos online com momentos presenciais dentro do instituto, porque é uma oportunidade incrível estarem vivenciando um pouco desse ecossistema de inovação — diz Felipe Amaral, gestor do Programa Nova Geração.
Em outubro, devem ser selecionados 50 jovens que se destacaram para cumprir uma programação presencial do Caldeira, ganhando auxílio financeiro.
O projeto conta com o apoio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Justiça do RS e tem como mantenedores patrocinadores os Institutos Helda Gerdau, Jama, SLC e Lins Ferrão, além das empresas AWS, Banrisul, Oracle, Sicredi e do SEBRAE.
Programa Nova Geração
- O que é: primeira iniciativa concreta do Campus Caldeira, o programa quer encontrar, capacitar e empregar jovens talentos.
- Quem pode se candidatar: serão selecionados 500 jovens de 16 a 24 anos, alunos e ex-alunos da rede pública ou de escolas particulares com bolsa integral.
- O que será ensinado: treinamentos de programação, computação em nuvem, gestão de vendas, ferramentas digitais de trabalho, marketing digital e habilidades socioemocionais, como educação empreendedora e pensamento analítico.
- Qual o investimento: não tem custo.
- Quando começa: as aulas se iniciam em agosto.
- Como se inscrever: as inscrições ocorrem até dia 14 neste site
Além da qualificação técnica voltada à TI, os alunos receberão capacitações para desenvolverem habilidades socioemocionais, tais como educação empreendedora com o Sebrae. Os jovens já podem se inscrever a partir desta quinta-feira neste link. Em modelo híbrido (parte remotas, parte presenciais), as aulas devem começar já em agosto.
O Campus Caldeira conta com diversos mantenedores, como os institutos Helda Gerdau, Jama, SLC, Lins Ferrão, as empresas AWS, Banrisul, Oracle, Sicredi e o Sebrae, mas está aberto a novos parceiros.