Com encontro marcado para esta quarta-feira (21), o Instituto Caldeira, em parceria com a Andrade Maia Advogados, promove o Caldeira Talks: First Bite - Entre Sócios: Como se Preparar para Captar Investimentos. O evento acontecerá às 11h, na sede do Instituto ( Tv. São José, 455, bairro Navegantes).
De acordo com a Cortex, empresa de Growth Intelligence, o Brasil hoje tem 11,5 mil startups ativas, sendo que 28% são do segmento de tecnologia da informação, 22% do setor de serviços e 16% do varejo. A Região Sul está em quarto lugar no número de startups no país, com 22% do total.
— A complexidade do sistema jurídico brasileiro e a burocracia são considerados desafios para a inovação e o desenvolvimento de diversos mercados, especialmente o da tecnologia, que exige rapidez e agilidade — afirma o advogado tributarista Lucas Tavares, um dos palestrantes do evento.
Tavares explica que, nos dias de hoje, a advocacia evoluiu e dispensa formalidades. O advogado defende que é necessário saber se comunicar e entender o dia-a-dia das operações, e critica a burocracia que as empresas brasileiras enfrentam.
— Quando falamos em "desatar os nós jurídicos", queremos dizer que, às vezes, podemos tomar determinadas medidas na constituição da sociedade, quando se ajusta um contrato com sócios ou quando se está fechando a contratação com fornecedor, que podem facilitar muito a operação da startup como um todo e também a captação de investimentos futuros — detalha.
O evento deve abordar a estrutura societária das empresas e aspectos da legislação trabalhista e tributária. O objetivo é ajudar startups a desatar os nós jurídicos, escalar a produção e os ganhos com segurança, além de potencializar os resultados. O encontro deve reunir representantes de quatro empresas.
Serão abordados assuntos como a relação entre os sócios e as pessoas-chave de uma empresa, ou seja, a estrutura societária da startup; definição do regime tributário de uma sociedade; abordagem de assuntos relacionados à constituição de uma empresa, como direito trabalhista; quais os aspectos tributários na captação de investimentos; quais as formas de remuneração mais vantajosas para os sócios e investidores e quais as regras para governança e compliance.
Confira os palestrantes desse primeiro encontro:
- Nathália Scalco: sócia da área de Negócios do escritório Andrade Maia. Com especialização em Direito Societário pelo Insper e especialista em Compliance pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS);
- Fernando Pinto Xavier Filho: também sócio da área de Negócios do Andrade Maia, com pós-graduação em Direito dos Mercados Financeiro e de Capitais pelo Insper e cursos internacionais na Columbia University;
- Lucas Tavares: sócio da área tributária do Andrade Maia, pós-graduado em Gestão de Operações Societárias e Planejamento Tributário pela Faculdade Brasileira de Tributação;
- Daniella Barbosa Baretto: sócia da área trabalhista do Andrade Maia. Com pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina.