Fazer faculdade é o sonho de muita gente. Um diploma na mão garante mais chances de empregabilidade, realização profissional e estabilidade financeira no futuro. Mas arcar com os custos de um curso superior não é uma tarefa fácil. Por isso, existem algumas alternativas que podem ajudar a ultrapassar esse obstáculo. São elas:
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
- O que é: um programa do Ministério da Educação (MEC) para oferecer financiamentos em cursos superiores não gratuitos.
- Como funciona: o fundo financia até 100% do curso com juro a partir de 0%, de acordo com a renda de cada candidato. O estudante começa a pagar o financiamento após a conclusão do curso, em parcelas ajustáveis à sua realidade financeira.
- Quem pode participar: participantes do Enem a partir de 2010, com média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar per capita de até três salários mínimos.
- Como participar: pelo site do Fies
Financiamento estudantil privado
- O que é: financiamento oferecido por um banco.
- Como funciona: depende de convênio com a faculdade do candidato. Muitos financiamentos exigem também avaliação de crédito e vínculo do estudante com o banco concedente. As taxas de juro e o tamanho do financiamento variam de acordo com cada instituição. É possível financiar o valor do semestre, do ano letivo ou do curso inteiro.
- Quem pode participar: estudantes cujas universidades tenham parceria com bancos que ofereçam esse tipo de financiamento.
- Como participar: basta retirar uma certidão de aptidão na universidade e apresentá-la ao banco parceiro. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados do responsável.
- Os maiores programas: BB Crédito Consignado, Bradesco Universitário, Crédito PraValer Itaú e Crédito Universitário Banrisul.
Créditos estudantis
- O que são: um parcelamento, muitas vezes ofertado pelas próprias universidades, para reduzir o custo das mensalidades ao longo do curso.
- Como funciona: existem diversos tipos de créditos estudantis. Em alguns casos, é possível parcelar as mensalidades ao longo de todo o curso e quitar a dívida após a formatura. Os valores do financiamento variam de acordo com a modalidade de crédito contratado.
- Quem pode participar: alunos de instituições que trabalhem com esse tipo de incentivo.
- Como participar: entre em contato com a instituição de ensino na qual irá se matricular e verifique as possibilidades de crédito estudantil.