Com tema sobre a violência contra mulher, o desempenho dos estudantes na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) melhorou na edição de 2015. Ainda assim, 15% das escolas gaúchas não atingiram a nota mínima na prova utilizada como referência pelo Ministério da Educação (MEC).
Responsável pelos dados, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não divulgou os resultados dos institutos federais junto com as demais notas e admitiu o erro.
Das 1.078 escolas do Rio Grande do Sul que participaram do Enem no ano passado, em 141 delas a média dos alunos na prova de redação ficou abaixo de 500 pontos (em uma escala que vai até mil). O MEC utiliza essa pontuação como o mínimo para que um candidato consiga a certificação de conclusão do Ensino Médio.
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O desempenho é superior ao verificado na edição de 2014, que teve como tema a publicidade infantil. Naquele ano, 45% das escolas gaúchas participantes do Enem ficaram com média abaixo dos 500 pontos.
A situação é pior nas escolas da rede estadual. Das 772 escolas participantes, 138 seriam "reprovadas" na redação, o que corresponde a 21% do total. Já na rede privada, o desempenho é bem melhor. Das 294 instituições, apenas duas tiveram desempenho abaixo de 500 pontos.
Quando levado em conta todas as escolas do país, a média atingida também foi superior à da edição de 2014. No ano passado, a nota foi de 543 pontos, contra 491 em 2014. As instituições gaúchas tiveram desempenho acima da média nacional, atingindo 562 pontos.
Os dados do Enem por Escola foram divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Apenas uma instituição de ensino do Rio Grande do Sul ficou entre as cem melhores do país, o Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A escola federal também é a melhor colocada do Estado na redação, com média de 820 pontos.
Entre aos 10 colégios com melhor desempenho na produção textual no RS, oito são da rede privada, uma é federal e uma é estadual (da Brigada Militar).