Com aulas suspensas na rede municipal de Porto Alegre até a próxima sexta-feira (10), cinco escolas de Ensino Fundamental atuam como alojamento provisório de morados de áreas atingidas pela enchente. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), na manhã desta terça-feira (7), 550 pessoas estavam acolhidas nos locais.
— Estamos em contato constante com as gestões escolares para que nossas escolas, que estejam em boas condições, sejam ponto de acolhimento e suporte aos alunos e à comunidade — afirma o secretário de Educação, José Paulo da Rosa.
Inicialmente, as aulas no município estavam suspensas até esta quarta (8), mas o prazo foi prorrogado nesta terça-feira (7). As escolas da rede estadual também estão com as atividades suspensas na cidade. Desde a semana passada, o Estado sofre com alagamentos, que afeta também muitos bairros da Capital.
Além do acolhimento e alimentação, a secretaria informa que está sendo disponibilizado apoio de 50 psicológicos e assistentes sociais, da Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência (ABESS), que tem parceira da prefeitura.
Veja o endereço das escolas que atuam como alojamento:
- EMEF Grande Oriente - Rua Wolfan Metzler, 600, Bairro Rubem Berta
- EMEB Porto Novo - Rua Amelia Santini Fortunati, 101, Bairro Santa Rosa de Lima
- EMEF Jean Piaget - Avenida Maj. Manoel José Monteiro, 1, Bairro Rubem Berta
- EMEF Aramy Silva - Rua Chico Pedro, 390, Bairro Camaquã
- EMEF Elyseu Paglioli - Rua Butuí, 221, Bairro Cristal