Estão abertas as inscrições para voluntários do Programa Miniempresa 2025, promovido pela Junior Achievement do Rio Grande do Sul (JARS). A ação busca profissionais dispostos a contribuir com a formação empreendedora de jovens. Interessados podem se cadastrar neste link.
A proposta do programa é levar conhecimentos de empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho a estudantes do Ensino Médio e jovens aprendizes, utilizando o método "aprender-fazendo". Durante 13 semanas, voluntários capacitados pela metodologia da Junior Achievement ajudam os participantes a criar e gerenciar uma miniempresa, incluindo o desenvolvimento de um produto.
Os voluntários, conhecidos como advisers, atuam diretamente nas escolas, conduzindo atividades semanais com duração de três horas.
— Buscamos pessoas que acreditem na importância de gerar impacto na formação de jovens para uma educação empreendedora e que impulsione o desenvolvimento do nosso Estado — afirmou Pedro De Cesaro, presidente do Conselho Diretor da JARS.
Quem pode participar?
Profissionais que tenham interesse em compartilhar conhecimentos nas áreas de Finanças, Marketing, Recursos Humanos ou Produção.
É necessário ter disponibilidade para encontros semanais em escolas de Porto Alegre (em localizações convenientes para o voluntário) e demonstrar interesse em trocar experiências com a nova geração.
Requisitos para se candidatar
- Ter conhecimentos em uma das áreas do programa
- Disponibilidade de três horas semanais durante 13 semanas
- Interesse em ensinar e aprender com jovens
Além da experiência de impacto, os voluntários recebem um certificado de reconhecimento internacional.