As possibilidades de ascensão social a partir da educação, o valor do trabalho e o papel dos indivíduos na construção do futuro das sociedades nortearam uma série de discursos inspiradores na 37ª edição do Fórum da Liberdade, em Porto Alegre. Com o mote Histórias Admiráveis: o Poder do Indivíduo, o painel reuniu no palco o influenciador Murilo Duarte, do Favelado Investidor, o ex-jogador de futebol e empreendedor Paulo César Tinga, e o economista e deputado estadual de São Paulo Leo Siqueira. Fernanda Zaffari, diretora do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), mediou a conversa.
Fenômeno nas redes sociais, o influenciador Murilo Duarte, do Favelado Investidor, emocionou a plateia, que lotou o auditório, ao contar como conseguiu mudar a sua realidade. Nascido em uma comunidade na zona oeste de São Paulo, em ambiente rodeado de dificuldades, Duarte viu nos estudos e na mudança de mentalidade sobre a pobreza as chances para reverter a sua condição social.
Na internet, ele ensina a investir com pouco dinheiro e dá dicas aos jovens que querem empreender. Para o influenciador, a educação financeira é uma oportunidade de mudar de vida e o seu papel é levar esse conhecimento aos demais.
— Com o Favelado Investidor, nós transformamos vidas de milhares e milhares de brasileiros de baixa renda — orgulhou-se Duarte.
Idealizador de diversos projetos sociais não-governamentais na vida após deixar os gramados, Tinga arrancou aplausos do público ao falar da importância do trabalho e da tomada de decisões corajosas para enfrentar as adversidades da vida.
— A única mágica que eu vejo vem do trabalho — disse o ex-atleta, sobre as chances de vida que conquistou.
Foi só no quarto teste - depois de três recusas no Inter, que o atleta foi aprovado para começar a sua vida dentro das quatro linhas, no Grêmio. Ali, iniciou uma história de 20 anos no esporte e de uma perseverança que ultrapassou o futebol e hoje norteia a sua vida empreendedora.
— A curiosidade é o que muda o mundo. Quem quer evoluir tem que perguntar. Quem pergunta, encurta caminho. Foram as perguntas que fizeram um cara da 5ª série se tornar um escritor — disse Tinga sobre a importância de buscar respostas, de conhecer pessoas e de aprender com outras inspirações.
Por último, o deputado Leo Siqueira provocou a plateia com uma indagação sobre resiliência. As pessoas que mais insistem, em geral, são as que mais têm sucesso, disse. Nascido na zona leste de São Paulo, o economista acredita que ninguém tem direito a nada, e que tudo precisa ser conquistado. Foi observando a realidade dura do seu entorno e entendendo a necessidade do estudo que a sua trajetória de vida mudou. A história construída aos poucos, baseada na resiliência, foi o que permitiu ao deputado estar em locais antes não pensados, como cursar um mestrado fora do Brasil.
— Só a educação consegue fazer com o que você consiga transformar isso. E junto, vem a garra e a resiliência — enfatizou Siqueira, defendendo, ainda, a igualdade de oportunidades.
Como mensagem de coragem, os painelistas incentivaram o público a buscar pelas suas próprias vitórias, que tenham os seus objetivos a alcançar em mente, e que procurem em outras trajetórias inspiradoras os exemplos para se tornar o que desejam.
O painel abriu as atividades da manhã no auditório principal do fórum, no Centro de Eventos da PUCRS. Esta é a edição com maior público da história do evento. O Fórum da Liberdade é organizado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE).