Com um mês de duração e sem acordo entre as partes, a greve dos trabalhadores dos Correios será julgada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) na próxima segunda-feira (21). O impasse persistiu após uma reunião de conciliação no tribunal, realizada na semana passada. No Rio Grande do Sul, o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos (Sintect-RS) mantém apoio à paralisação e vai participar de ato em Brasília no dia do julgamento. Uma delegação com cerca de 30 trabalhadores sairá de Porto Alegre em um ônibus às 19h desta sexta-feira (18) em direção ao Distrito Federal.
— Frente a esse radicalismo da empresa, a gente espera que o Tribunal Superior do Trabalho traga bom senso para essa relação que está bem conflituosa entre os trabalhadores e o general Floriano (Peixoto), que é o presidente dos Correios — afirmou o secretário-geral do Sintect-RS, Alexandre Nunes.
Por meio de nota, os Correios informaram que “estão trabalhando para manter seus serviços, inclusive com entregas nos fins de semana e mutirões, com a participação de empregados da área administrativa, veículos extras e outras medidas”. Um novo mutirão está programado para ocorrer em diversos Estados, inclusive no Rio Grande do Sul. Conforme o órgão, nas últimas quatro semanas mais de 187 milhões de objetos, entre cartas e encomendas, foram entregues em todo o país.
“A empresa aguarda o retorno dos trabalhadores que aderiram à paralisação parcial o quanto antes, cientes de sua responsabilidade para com a população, tendo em vista que toda a questão terá seu desfecho no julgamento do Dissídio de Greve pelo Tribunal Superior do Trabalho”, diz trecho do comunicado.
Os Correios destacam que a rede de atendimento continua aberta e os serviços, inclusive o Sedex e o PAC, continuam operando. As postagens com hora marcada permanecem temporariamente suspensas desde o início da pandemia.
Reclamações no Procon
Procurado pela reportagem, o Procon-RS informou que o relatório do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) aponta apenas uma reclamação registrada contra os Correios entre os dias 17 de agosto e 17 de setembro nos 413 municípios atendidos pelo órgão — primeiro mês da greve. Segundo o Procon-RS, esse chamado não tem relação direta com a paralisação, pois trata-se de um atraso de entrega contratada em 24 de junho. O Procon-RS atua em municípios que não contam com estrutura própria.
Em Porto Alegre, o Procon da Capital recebeu 31 reclamações sobre o serviço dos Correios entre o dia 17 de agosto e está sexta-feira. No mesmo período do ano passado, foram 23.
O secretário-geral do Sintect-RS reconhece as ações dos Correios para tentar manter a operação em meio à greve, mas afirma que a empresa está enfrentando dificuldades nesse processo.
Iniciado em 17 de agosto, o movimento dos trabalhadores busca manter direitos previstos em acordo coletivo assinado no ano passado, com a manutenção de benefícios atuais. Os Correios afirmam que a proposta dos sindicatos é “imprudente, tendo em vista a crise atual”.
Dicas para evitar transtornos
- Como a maioria das contas são periódicas e com vencimentos no mesmo período de cada mês, fique atento para eventuais atrasos no recebimento de boletos
- Evite deixar vencer o prazo de pagamento do boleto. Se antecipe e contate a empresa para buscar meios de tentar ter acesso à segunda via do documento por outros meios
- Procure os canais de atendimento da empresa, como sites e serviços de atendimento via telefone e mensagem
- Se o fornecedor não oferecer alternativas para o acesso ao boleto para pagamento, o consumidor poderá questionar eventuais juros e multas por atraso
- Em um cenário onde o acesso à segunda via está complicado tente negociar com o credor prorrogação de prazos para honrar o pagamento
- Em casos onde o consumidor precisa enviar produtos para devolução, o ideal é conversar com a empresa e buscar alternativas, como serviços privados de entregas de mercadorias
- Caso o consumidor comprou um produto pela internet e o prazo venceu o ideal é contatar o fornecedor para negociar a possibilidade de envio do produto por outra modalidade, como serviço privado de logística, ou o cancelamento da compra
* elaborado com o auxílio do Procon Porto Alegre
Site de fornecedores de água e de luz para solicitar a segunda via da sua fatura
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Corsan: clique aqui
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