Para colocar em dia os serviços afetados pela greve, os Correios realizaram um mutirão de entregas no último fim de semana. De acordo com a regional da empresa no Rio Grande do Sul, foram 66 mil objetos, entre correspondências e encomendas, entregues no Estado entre sábado (22) e domingo (23).
Outros 146 mil passaram por triagem e foram preparados para serem encaminhados aos destinatários ao longo da semana.
A categoria decidiu pela greve nacional no último dia 17 de agosto. Entre os motivos da paralisação está a retirada de benefícios e a possibilidade de privatização da empresa. Na última terça-feira, os Correios ajuizaram dissídio no Tribunal Superior do Trabalho (TST), já que a empresa não chegou a um acordo com os sindicatos.
No país, o mutirão garantiu a entrega de mais de 1,2 milhão de cartas e encomendas. Conforme a empresa, a ação contou com o reforço de empregados da área administrativa e de veículos extras, conforme o plano de continuidade dos serviços elaborado pela estatal. Também foram triados outros 4,7 milhões de objetos postais.
Em nota, os Correios afirmam que a rede de atendimento segue aberta e os serviços, inclusive o SEDEX e o PAC, continuam disponíveis. “A Coleta Programada não sofreu alteração, assim como a Logística Reversa, que permanece operando normalmente em nossas agências, bem como o serviço de telegrama, que continua sendo prestado com um acréscimo de 1 dia ao prazo previsto de entrega”, destaca o texto.