A greve dos trabalhadores dos Correios completa 14 dias nesta segunda-feira (31), sem um acordo para o fim. Como geralmente ocorre nesse tipo de paralisação, uma das principais dúvidas entre a população ocorre no âmbito das correspondências, principalmente em relação às cobranças de serviços, como contas de água, de luz e de telefonia, que podem atrasar.
A diretora do Procon Porto Alegre, Fernanda Borges, afirma que o melhor caminho para evitar transtornos causados pelo não recebimento de boletos de cobrança é o diálogo com o prestador do serviço na busca por meios alternativos de ter acesso ao documento:
— A recomendação do Procon é que o consumidor empregue esforços para contatar a empresa, seja através do site, seja através do serviço de atendimento ao consumidor, para identificar se existe alguma outra forma para ele efetuar o pagamento da dívida. Seja por meio de transferência bancária ou ele pode buscar receber o boleto por e-mail ou acessando o site da empresa.
A diretora do Procon da Capital salienta que, nos casos onde a empresa não oferece alternativas para o pagamento da dívida, o fornecedor do serviço não poderá promover sanções em relação ao consumidor.
— Quando a empresa não oferece uma outra alternativa e o consumidor se vê impossibilitado de realizar aquele pagamento, a empresa também não vai poder cobrar juros e multas desse consumidor que não consegue efetuar o (pagamento) — explica Fernanda.
A diretora destaca que o consumidor não pode ficar inerte. É fundamental ele se antecipar e tentar resolver o problema junto das empresas.
Dicas para evitar transtornos
- Como a maioria das contas são periódicas e com vencimentos no mesmo período de cada mês, fique atento para eventuais atrasos no recebimento de boletos
- Evite deixar vencer o prazo de pagamento do boleto. Se antecipe e contate a empresa para buscar meios de tentar ter acesso à segunda via do documento por outros meios
- Procure os canais de atendimento da empresa, como sites e serviços de atendimento via telefone e mensagem
- Se o fornecedor não oferecer alternativas para o acesso ao boleto para pagamento, o consumidor poderá questionar eventuais juros e multas por atraso
- Em um cenário onde o acesso à segunda via está complicado tente negociar com o credor prorrogação de prazos para honrar o pagamento
- Em casos onde o consumidor precisa enviar produtos para devolução, o ideal é conversar com a empresa e buscar alternativas, como serviços privados de entregas de mercadorias
- Caso o consumidor comprou um produto pela internet e o prazo venceu o ideal é contatar o fornecedor para negociar a possibilidade de envio do produto por outra modalidade, como serviço privado de logística, ou o cancelamento da compra
* Elaborado com o auxílio do Procon Porto Alegre
Site de fornecedores de água e de luz para solicitar a segunda via da sua fatura
- CEEE: clique aqui
- DMAE: clique aqui
- Corsan: clique aqui
- RGE: clique aqui