Todos os setores da economia de Caxias do Sul cresceram no primeiro trimestre de 2018. O resultado foi uma expansão geral de 12,2%. Os números são mais uma sinalização do cenário de retomada que os especialistas projetam para este ano. Para se ter uma ideia, no ano passado, o período de janeiro a março teve queda de 2,7%.
Os bons índices da indústria, que cresceu 12,4% no primeiro trimestre de 2018, são a principal fonte de otimismo, já que o setor é o motor da economia caxiense. As compras industriais, as vendas industriais e a ocupação da capacidade instalada cresceram, mostrando a movimentação positiva no setor. Mas foram os serviços que mais expandiram no período: 16,1%. O comércio apresentou crescimento 4,4%.
A economia caxiense tem índices positivos em todos as análise feitas. Na comparação com fevereiro, a expansão foi de 6,8%. Em relação a março de 2017, foi de 7,1%. No acumulado de 12 meses, chega a 9,2%.
O diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Astor Schmitt, ressaltou que a Caxias se recupera com mais rapidez que o estado e do país. Mas alertou que instabilidades no cenário político e institucional do país, junto com o aumento da taxa do dólar, podem atrapalhar o bom desempenho da economia de Caxias.
Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (3) pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).