A grande procura pela visitação à 47ª Expointer, que anima expositores e valoriza a tradicional feira que retrata a cultura e a economia do Rio Grande do Sul, tem ocasionado contratempos para parte das pessoas que se dirigem ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
O evento se iniciou no sábado (24), registrando intensa movimentação e alimentando expectativas. No domingo (25), entretanto, começaram a surgir reclamações sobre dificuldade de acessar o parque, tanto com filas em bilheterias quanto pela indisponibilidade de vagas em estacionamento.
Nesta segunda (26) e terça-feira (27), a situação era semelhante.
— Estou há praticamente uma hora andando devagar (de carro). Não imaginava que seria assim. Se eu imaginasse, não viria. Fiquei pela insistência da minha filha. Por mim, já teria ido embora — desabafou a moradora de Campo Bom Rose Schuck, que aguardava uma vaga para estacionar por volta das 17h desta terça.
A vendedora Daiane Freitas, que afirmou ter permanecido por uma hora e 10 minutos na fila do estacionamento, lamentou pela espera e disse ter ficado desmotivada após o imprevisto. Outro que reclamava da fila para estacionar era o contador Valério Ulquim:
— Tirei folga hoje para trazer os filhos e a esposa para passear. Já estamos aqui (fila do estacionamento) faz uma hora e 25 minutos. Acho que faltou informação por parte da organização.
Diante da ocupação dos espaços, trabalhadores que atuavam no controle de acesso esperavam a saída de lotes com cerca de 10 a 15 automóveis para permitir a entrada de outros.
Governo diz que busca alternativas de melhora
Por nota remetida à Zero Hora, a Secretaria da Agricultura aponta que as atividades de acesso ao parque são geridas por uma empresa licitada para execução dos serviços e diz que há cerca de 7 mil vagas de estacionamento rotativo.
"Segundo a organização, neste momento (nota recebida às 17h49min de terça) ainda há vagas disponíveis para estacionar. A orientação para os visitantes é feita pela empresa vencedora da licitação, que é responsável pela operação das bilheterias e do estacionamento", diz o texto.
Ainda conforme a secretaria, desde a abertura da Expointer, a direção do parque mantém conversas com a empresa no sentido de encontrar alternativas para melhorar a experiência de quem visita a feira.
"A feira está com um grande número de visitantes e também há obras de melhorias em execução na frente do parque, o que pode ocasionar congestionamento na entrada. Além disso, nesta terça-feira (27) começam as provas da final do Freio de Ouro, programação que costuma atrair muitos visitantes", conclui o texto.