Alegando falta de procura, a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) alterou, a partir desta terça-feira (27), a tabela horária dos ônibus que atendem a Expointer, que segue até domingo (1º), em Esteio.
O serviço, lançado como alternativa à operação ainda parcial da linha da Trensurb, passou a ter frequência de duas em duas horas, e não mais de hora em hora. De acordo com a Metroplan, os carros, com 44 lugares, vinham saindo com quatro a 20 passageiros desde o início da Feira.
No sentido Porto Alegre/Parque de Exposições Assis Brasil, os ônibus saem às 7h, 9h, 11, 13h, 15h e 17h. De Esteio para Porto Alegre, os coletivos partem às 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h.
Questionada sobre a possibilidade de demanda maior no fim de semana, a Metropolan respondeu que existe uma reserva de ônibus e que, se necessário, a tabela voltará a ser alterada. Em dias com shows, há horários de ônibus até uma hora após o término do último evento.
A oferta do transporte segue a cargo da empresa Fátima. A linha opera com dois terminais de partida na capital: o primeiro embarca passageiros na Rua Cassiano Nascimento, no Centro Histórico. Caso haja assentos disponíveis, a linha passa na rodoviária de Porto Alegre.
A chegada ao parque Assis Brasil, em Esteio, ocorre pela BR-116, acessando a Expointer por meio da estação Esteio, via passarela.
A viagem dura de 50 a 60 minutos de deslocamento. A tarifa do serviço seletivo custa R$ 15.
Outras opções
Outra alternativa de chegada à feira é o uso de linhas de integração de ônibus já existentes que vão até a estação Mathias Velho da Trensurb, em Canoas.
Há ainda as linhas normais de ônibus ligando Porto Alegre a Esteio.