A partir do dia 19 de agosto, os cotistas do Programa Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) poderão sacar o fundo. Conforme o Banco do Brasil, que realiza o pagamento do Pasep, quem tem conta corrente ou poupança na instituição terá o depósito feito automaticamente nesta data. Os cotistas clientes de outras instituições financeiras, com saldo de até R$ 5 mil, poderão transferir o valor da cota por transferência eletrônica via TED, sem custo, a partir de 20 de agosto. Os demais cotistas, assim como herdeiros e portadores de procuração legal, poderão realizar os saques diretamente nas agências do Banco do Brasil, a partir de 22 de agosto.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, que faz o pagamento do PIS, quem tem conta neste banco terá crédito em conta a partir de 19 de agosto. Os cotistas sem conta na Caixa, com 60 anos ou mais, terão o saque liberado a partir de 26 de agosto. Já aqueles que não têm conta na Caixa, com idade até 59 anos, receberão a partir de 2 de setembro.
Tem direito às cotas do PIS/Pasep o trabalhador cadastrado entre 1971 e 4 de outubro de 1988 que ainda não sacou os recursos.
A ação integra a Medida Provisória nº 889, publicada no dia 24 de julho 2019. Os cotistas podem retirar o dinheiro por prazo indeterminado.
Para verificar se tem direito:
- Pasep: acesse este link
- PIS: é possível consultar este link
Confira os calendários de pagamento dos fundos
PIS
- 19 de agosto 8: crédito em conta para clientes da Caixa
- 26 de agosto saque liberado para cotistas sem conta na Caixa, com 60 anos ou mais
- 2 de setembro: saque liberado para cotistas sem conta na Caixa, com até 59 anos
Pasep
- 19 de agosto: crédito em conta automático para clientes do Banco do Brasil
- 20/8: cotas até R$ 5 mil – TED pela internet/terminais de autoatendimento (sem custo)
- 22/8: para os demais, a partir desta data, com atendimento nas agências do BB