Em 30 dias, a Caixa Econômica Federal deve anunciar um programa de renegociação de dívidas destinado a mutuários da casa própria que estão inadimplentes. Segundo fontes do banco consultadas pelo jornal O Globo, a medida vai beneficiar até 600 mil clientes que estão com as prestações atrasadas há mais de 90 dias e correm o risco de perder a moradia.
Segundo a reportagem do jornal, são estudadas alternativas para diferentes faixas de renda, incluindo todos os tipos de contratos, desde os enquadrados no programa Minha Casa Minha Vida, até quem tem recursos da poupança e de mercado (acima de R$ 1,5 milhão). O programa contará, ainda, com uma ação educativa para que os beneficiários não voltem à inadimplência. Para isso, serão enviados informativos alertando que o imóvel irá a leilão em caso de atraso no pagamento de duas prestações.
A Caixa avalia isentar o pagamento de multas e demais ônus da cobrança da dívida para quem aderir ao programa, mas não oferecerá desconto no valor da prestação. O cliente poderá incorporar no salvo devedor as parcelas em atraso que serão recalculadas obedecendo ao comprometimento de renda do tomador. Assim, o cliente volta a ter o compromisso de pagar só uma prestação por mês. Também é possível usar o saldo da conta do FGTS para quitar prestações vencidas, ou estender o prazo de pagamento do contrato. Quem está com dificuldades de honrar os pagamentos, mas ainda não está inadimplente, também poderá negociar uma pausa no pagamento.
Além de esclarecer para os clientes as responsabilidades de renegociação, o programa pode ajudar a melhorar o resultado da Caixa, que fez uma provisão de cerca de R$ 5 bilhões no balanço para perdas esperadas com calote nos financiamentos imobiliários. De acordo com dados do Banco Central (BC), os bancos estão com o pé no freio nas concessões de crédito imobiliário. Números encerrados em abril mostram uma queda de 7% no número de operações entre abril de 2019 e igual mês de 2018. No mesmo período, o estoque subiu apenas 0,6%. O índice de inadimplência na modalidade passou de 1,2% em dezembro para 1,6% em abril.
Essa não é a única iniciativa da Caixa para melhorar as contas do banco. Na última terça-feira (28), foi lançado o programa de renegociação de dívidas "Você no Azul", que oferece descontos de 40% a 90%, mas somente para pagamentos à vista.