Se tem algo que combina com o verão brasileiro é a ampla variedade de frutas que temos à disposição. Só para ficar nas mais populares, abacaxi, melancia, melão, uva, pêssego, pera, laranja, manga, maracujá e goiaba são fáceis de achar na estação e podem ajudar a compor uma dieta equilibrada nesses dias de muito calor.
E uma das formas mais típicas (e, por que não, fáceis) de manter as frutas no cardápio são os sucos naturais. Além de já serem saborosos sem nenhum preparo muito elaborado, ainda podem ganhar um toque especial dependendo da criatividade de quem prepara (os fãs de misturas que o digam). E mais: aliado a um estilo de vida saudável, com a ingestão de alimentos mais naturais e prática de atividade física, preparar aquele suquinho em casa pode, sim, ter um impacto positivo à saúde de cada indivíduo.
Quem garante é o nutricionista Douglas Mesquita de Figueiredo, que responde a quatro perguntas nessa entrevista para o Supper Rissul:
Sucos são praticamente uma unanimidade no verão quando o assunto é se hidratar. Mas por que aqueles feitos com "fruta de verdade" são as melhores opções para a nossa saúde?
Os sucos naturais, preparados pelo próprio consumidor a partir de frutas in natura e consumidos logo em seguida, são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Além disso, esses sucos não possuem conservantes ou qualquer outro tipo de aditivo alimentar (substâncias industriais, naturais ou não).
Quais são os benefícios diretos e indiretos que sucos naturais podem trazer à saúde?
O consumo frequente de sucos naturais possibilita a ingestão de diversas substâncias com propriedades funcionais, ou seja, de promoção ao bem-estar do consumidor e prevenção de doenças. Por exemplo, substâncias antioxidantes que previnem o câncer e substâncias que estimulam o sistema imunológico melhorando a resposta do corpo frente a infecções. Os benefícios podem estar associados a melhorias sistêmicas do organismo, refletindo no desempenho em atividades físicas, na qualidade do sono e na fluidez do trânsito intestinal, por exemplo.
Quem não é um fã de sucos naturais pode começar a curtir por causa dos benefícios à saúde (e depois "aprender" a gostar dos sabores)?
Há uma variedade enorme de sabores, e quem ainda não se identificou com algum suco natural não deve desanimar: a criatividade e perseverança são fundamentais! Busque por combinações como, por exemplo, acrescentar hortelã, gengibre ou cenoura. A internet está repleta de receitas para auxiliar. Para quem está mais acostumado com bebidas industrializadas, altamente açucaradas, é natural estranhar no início. A percepção do sabor pode vir com o tempo, então continue experimentando e brincando com os sabores.
Há alguma dica para fazer com que o hábito de preparar sucos naturais em casa permaneça para além do verão?
Um hábito se estabelece após uma repetição persistente. Para que os sucos naturais façam parte da rotina alimentar, é importante seguir alguns passos:
- Comprar frutas regularmente. Sem frutas não há como preparar os sucos, não é?
- Estabelecer uma rotina e cumpri-la. Por exemplo, preparar e tomar um copo de suco natural no café da manhã.
- Não desanimar! É normal, principalmente no início, não conseguir cumprir todas as suas metas.
Curtiu as dicas? Veja ofertas para aderir (ou seguir) na vibe dos sucos naturais hoje mesmo.
* Ofertas válidas para as lojas físicas.
* A venda e o consumo de bebida alcoólica são proibidos para menores.
* Se for dirigir, não beba.