Produção: Letícia Paludo
As nutricionistas Denize Vogg e Marjana Favin ensinam nova versão para o tradicional bolo de laranja: à base de farinha de arroz. A receita, que não contém glúten nem lactose, resulta em um alimento leve e saboroso.
É, também, uma escolha saudável: a substituição da farinha de trigo pela de arroz garante um bolo com baixo índice glicêmico e boa digestão.
A receita é ensinada em oficinas de alimentação e nutrição - farinha de arroz, promovido pelo Senar-RS.
Oficina Alimentação e Nutrição - Farinha de Arroz
Você vai precisar de:
1 laranja (ou bergamota) sem sementes e sem o filamento central
1 xícara de chá de açúcar
½ xícara de chá de óleo
3 ovos
1 e ½ xícara de chá de farinha de arroz
½ xícara de polvilho doce
1 e ½ colher de fermento químico
Passo a passo
1 - Adicione laranja picada com casca e sem sementes, óleo, ovos e açúcar no liquidificador e bata até que os ingredientes estejam desmanchados, formando massa homogênea. Em uma bacia separada, misture os secos: farinha de arroz, polvilho doce e fermento em pó.
2 - Coloque o conteúdo do liquidificador na bacia e misture até integrar todos os ingredientes. Despeje a massa em forma untada. Pré-aqueça o forno a 200°C e asse o bolo por 30 a 35 minutos.
3 - Para a cobertura, misture uma xícara de chá de açúcar de confeiteiro e acrescente suco de laranja até obter pasta densa. Cubra o bolo e se delicie!
Cultivo no RS:
Responsável por 70% do arroz produzido no país, o Rio Grande do Sul deve ter queda na próxima colheita, de acordo com a primeira parcial da Emater, divulgada durante a Expointer. Em 2019, a produção deve chegar a 7,9 milhões de toneladas, retração de 5% em relação à última safra. Essa situação ocorre, conforme o diretor-técnico da Emater, Lino Moura, por fatores como a perda de espaço da cultura para a soja.