Cuia, bomba, erva-mate e água quente. Itens indispensáveis para um bom chimarrão. Ingrediente principal do mate dos gaúchos, a erva-mate, é fonte de benefícios para a saúde.
De acordo com a vice-presidente do Instituto Escola do Chimarrão, de Venâncio Aires, Liliane Inês Pappen, a erva possui vitaminas, sais mineiras e é rica em antioxidantes. É digestiva, diurética, previne o envelhecimento precoce das células e doenças do coração.
O desconhecimento dos benefícios do mate, segundo Liliane, faz com que as pessoas busquem alternativas para adquirirem esses nutrientes.
O chimarrão pode ser feito de diversas formas. A escola ensina 36 modelos diferentes, porém, cada pessoa usa sua criatividade e pode criar o próprio estilo.
Veja o passo a passo realizado pelo especialista Pedro Schwengber, diretor-executivo do Instituto Escola do Chimarrão, que ensina como fazer o chimarrão invertido.
Você vai precisar de:
– Cuia e bomba
– Erva-mate
– Água quente
– Colher
1. Colocar uma colher de erva-mate no fundo da cuia e completar com água quente até o pescoço.
2. Posicionar a bomba na cuia e completar com erva, fechando toda a abertura da cuia.
3. Com a ajuda de uma espátula, cabo de colher ou faca ser serrinha, ajeitar a erva e abrir espaço no sentido contrário à bomba para colocar a água.
4. Completar com água quente. Está pronto o chimarrão invertido.
Dicas:
- A água deve atingir temperatura de 70 graus. O indicado é usar um termômetro.
- Para manter a qualidade da erva por mais tempo, o ideal é guardar no freezer.