Aplicativos de relacionamento podem ser uma ótima opção para quem deseja realizar encontros casuais, conhecer pretendentes ou apenas para fazer amigos. Mas, entre tantas opções disponíveis, pode ser difícil escolher aquele que faça mais sentido com a realidade dos usuários.
Enquanto uns oferecem a possibilidade de conectar pessoas pela proximidade geográfica, outros buscam filtrar os tipos de perfis que os usuários desejam conhecer, seja por interesses em comum até mesmo locais frequentados. Além disso, há plataformas ainda mais restritas e outras destinadas a públicos específicos.
Para facilitar a procura, confira a seguir seis aplicativos disponíveis na Apple Store ou no Google Play e entenda a diferença entre eles.
Tinder
Um dos principais aplicativos de relacionamento da atualidade, o Tinder é aberto para adultos de todos os gêneros e orientações sexuais e permite que as pessoas que estão próximas geograficamente possam se conectar.
Os que estão cadastrados na plataforma podem acessar uma sequência de perfis, com fotos e uma breve descrição de cada um. Ao deparar com as imagens, o usuário pode utilizar dois recursos: deslizar para a direita para curtir ou, então, para a esquerda, caso não se identifique. O match ocorre quando ambos gostam um do outro, abrindo a possibilidade de troca de mensagens entre eles.
Bumble
O Bumble tem o objetivo de ajudar os solteiros a encontrarem conexões divertidas. O aplicativo possui uma interface e uma funcionalidade bem semelhante ao Tinder, a diferença está em quem inicia o bate-papo após o match. No caso de interações heterossexuais, as mulheres que têm o poder de enviar a primeira mensagem. Já entre casais homossexuais, qualquer um dos interessados pode iniciar a interação.
Para evitar o ghosting, a plataforma exige que a mensagem seja enviada dentro de 24 horas depois que a conexão é estabelecida. Caso contrário, o aplicativo trata como se ela nunca tivesse existido. Se o destinatário não responder nesse mesmo prazo, a conversa também é desfeita.
Inner Circle
Enquanto as plataformas anteriores apresentam perfis aleatórios baseados na idade, proximidade e localização, o Inner Circle busca criar conexões entre pessoas que possuem interesses e gostos em comum.
Outro diferencial é que a participação só é possível mediante a realização de um cadastro que requer aprovação. Ou seja, o perfil passa por uma verificação interna. Se aceito, o usuário entra como membro da comunidade e tem acesso aos recursos básicos da plataforma. Para desbloquear as demais funcionalidades, é preciso convidar novos amigos para participar ou então pagar para adquiri-las.
Happn
O Happn tem como característica principal mostrar pessoas que cruzaram o caminho do usuário, com base na localização geográfica e nos locais visitados recentemente. Para encontrar novos perfis, é preciso que pessoas presentes na plataforma tenham frequentado os mesmos lugares.
Caso tenha ocorrido cruzamentos entre cadastrados, uma lista de perfis aparece na tela. A partir disso, a plataforma oferece a possibilidade do usuário dar like e, se correspondidos, iniciar o bate-papo.
Grindr
O Grindr é voltado especialmente a homens homossexuais, bissexuais, transexuais e pertencentes à comunidade queer. A plataforma permite a criação de um cadastro, com fotos e uma breve descrição.
A partir daí, o aplicativo exibe uma grade – espécie de mosaico – com perfis de pessoas que estão próximas geograficamente, ou que tenham características e gostos similares aos filtros estabelecidos pelo usuário. As contas são abertas e, por isso, é possível iniciar uma conversa, favoritar ou bloquear determinado perfil, ou ainda "dar um biscoito".
Zoe
Já o aplicativo Zoe é exclusivo para mulheres lésbicas, bissexuais, trans e pertencentes à comunidade queer.
O conceito é o mesmo do Tinder: é possível definir uma faixa etária e uma distância máxima de acordo com seus gostos. Com esse filtro, uma sequência de perfis será mostrada. O deslizar identifica se houve uma identificação ou não. Caso ocorra a compatibilidade, as duas mulheres podem conversar imediatamente.
A plataforma realiza a verificação de fotos e permite a criação de um modo privado, para que a usuária fique visível apenas para quem ela já deu match.