Alguma vez você já sentiu que estava com mais vontade de transar durante a menstruação? Apesar do assunto ser pouco falado, em razões dos diversos tabus em torno da sexualidade feminina, é bastante comum que as mulheres sintam a libido aumentar durante esse período.
O ciclo reprodutivo inicia no primeiro dia da menstruação e termina um pouco antes da próxima. Dividido em três fases, ele é marcado por flutuações hormonais, responsáveis pelo desejo sexual se manifestar de forma mais ou menos intensa, conforme explica a ginecologista e sexóloga Mariana Mendes:
— No início do ciclo menstrual, a mulher acaba apresentando um pouco mais de cólica, dor, sangramento e desconforto. O que ocorre é que, geralmente, nos primeiros dias, ela tem um desejo diminuído. Logo no segundo, terceiro dia de menstruação, começa a ter uma elevação dos níveis de estrogênio, um hormônio super importante para o desejo sexual feminino, e isso faz com que volte a vontade.
Esse aumento de estrogênio acompanha o crescimento do desejo sexual. Os índices hormonais começam a se elevar até o ponto em que a mulher atinge a ovulação, preparando o corpo para uma possível gravidez. A partir disso, se o óvulo não for fecundado, a concentração começa a diminuir e, na sequência, um novo ciclo se inicia.
— Depois que a mulher tem o pico de estrogênio, os níveis do hormônio caem e paramos na Tensão pré-menstrual (TPM). Ou seja, vamos observar aquela irritabilidade. No final da TPM, vem novamente a menstruação — explica Mariana.
É importante lembrar que essas questões podem variar de pessoa para pessoa. Além disso, não envolvem mulheres que fazem uso de métodos contraceptivos hormonais, como implante, DIUs hormonais, injeção, pílulas, anel e adesivos, já que eles possuem a função de inibir a ovulação.
Pode transar menstruada?
A ginecologista e sexóloga aponta que não há contraindicações em ter relações sexuais com penetração durante a menstruação. A escolha irá depender do desejo do casal e das vontades individuais.
— Pode ter relação sexual, sim. Temos muitos tabus que vêm de questões históricas e culturais. Alguns povos colocam a menstruação como algo sagrado, místico, outros a observam como algo sujo, impuro. Mas não tem problema algum. Nem todas as mulheres vão se sentir aptas ou com desejo sexual nesse período e está tudo bem. Cada uma deve fazer o que se sente confortável, porque o momento é para ser de relaxamento, de prazer, de troca, de carinho e não de performance — afirma Mariana Mendes.
O sexo realizado nessa fase é como qualquer outro. No entanto, pode haver um risco aumentado na transmissão e na contaminação por Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
— Pela maior troca de fluidos, a mulher pode ficar mais suscetível a contaminações de ISTs, como HIV, HPV, hepatites, entre outras. Elas podem ser mais transmitidas e mais contaminantes nesse período. É importante garantir a proteção com o uso de preservativos — enfatiza.
Fica mais fácil de ter um orgasmo?
Outra reação comum do corpo feminino durante a menstruação é o aumento da sensibilidade nas diferentes regiões do corpo. Como consequência, esse aspecto pode favorecer o orgasmo.
— Alguns estudos citam que há uma maior irrigação e pode chegar mais sangue na pelve feminina. Isso pode facilitar o orgasmo. A própria sensibilidade influencia, é comum observar que a mama, o clitóris, os grandes lábios ficam mais sensíveis. Para algumas mulheres, isso pode acabar sendo desconfortável, enquanto para outras pode ser bastante prazeroso — explica a ginecologista e sexóloga.
Ela também pontua que o sangramento natural pode colaborar para a lubrificação vaginal, o qual pode deixar o ato mais satisfatório:
— A lubrificação tende a melhorar um pouco por conta do próprio fluxo de sangramento. É um período em que, quando as mulheres conseguem se libertar dos tabus da menstruação, podem explorar muito mais a sua sexualidade.
Ainda, a atividade sexual pode ser benéfica para o alívio dos sintomas comuns desse período, como cólicas, mudanças de humor e dores.
— Quando a relação sexual é prazerosa, pode trazer a liberação de outros neurotransmissores, como dopamina, endorfina, ocitocina, hormônios ligados ao prazer. Isso traz um relaxamento para a mulher. Por isso o sexo pode ser bastante benéfico, influenciando na diminuição de cólicas e no desconforto — afirma.
Outros fatores influenciam no desejo sexual
A libido não é influenciada apenas pelo ciclo menstrual. Vários outros fatores estão diretamente relacionamos ao desejo sexual feminino, como o autoconhecimento, questões biológicas (como o uso de medicamentos), aspectos sociais (como os tabus), e fatores psicológicos e emocionais, que incluem a afetividade e a cumplicidade entre os parceiros envolvidos.
*Produção: Carolina Dill