Camila Maccari, especial
Começar o dia depois de transar parece bastante promissor, mas nem sempre acordamos prontas para a ação. Já os homens, têm um ritmo diferente. Segundo a ginecologista e sexóloga Jaqueline Brendler, pela manhã, eles experienciam um pico de testosterona, que pode aumentar de 25 a 50%. Isso deixa o nível de excitação e desejo automaticamente lá em cima.
— Com a mulher isso não acontece, e ela precisa de um tempo maior para ficar excitada. Então é importante investir nas preliminares para que a experiência seja prazerosa para todo mundo. Uma rapidinha nem sempre vai ser o caso para satisfazer os dois parceiros.
Claro que a espontaneidade está liberada, mas a dica é, nesses casos, colocar o despertador uns minutinhos antes para curtir o momento. Porque, como lembra Jaqueline, o sexo precisa ser bom, já que essa memória positiva faz com que você queira transar de novo.
E, além da experiência prazerosa - e mesmo sem estar turbinada por hormônios - você também pode desfrutar de vários benefícios de começar o dia com um bom momento a dois. Donna separou alguns deles:
A imunidade aumenta
Uma pesquisa realizada na Universidade Queen’s de Belfast, no Reino Unido, mostrou que a prática de sexo três vezes por semana, pela manhã, reforça as defesas biológicas e melhora o funcionamento do corpo, aumentando a taxa de um anticorpo que protege dos micróbios presentes nas secreções. Ainda de acordo com o estudo, transar pela manhã reduz o risco de ataque cardíaco.
Diminui a enxaqueca
Mulheres sofrem mais de enxaqueca do que os homens - o Ministério da Saúde estima que enquanto o as dores de cabeça podem atingir até 25% das mulheres, enquanto esse número chega a 10% no caso deles.
Quem costuma sofrer com a condição tem mais um motivo para reorganizar a agenda e colocar o sexo como primeira coisa do dia. O mesmo estudo da Universidade Queen’s de Belfast mostrou que, para as mulheres, a rotina sexual pela manhã ajuda a aliviar o problema.
A produtividade aumenta
Em 2018, a Mattress Advisor, empresa americana que comercializa colchões, fez uma pesquisa com mais de mil pessoas que moravam junto com o parceiro para descobrir qual a melhor maneira de começar o dia. O resultado revelou que 53% dos homens e 45% das mulheres disseram que, quando começavam a manhã com sexo, sentiam que a rotina era mais produtiva, inclusive no trabalho.
— A energia é outra depois de uma relação sexual prazerosa, não importa a hora que ela ocorra. Mas, com o dia todo pela frente, você se sente mais disposta e satisfeita para encarar o estresse do dia — explica a sexóloga.
Você está descansada
Na rotina corrida e com o momento a dois sendo deixado por último na lista de coisas a se fazer durante o dia, nem sempre vocês estarão dispostos na hora de ir pra cama. Jaqueline conta o cansaço é uma das reclamações mais frequentes dos brasileiros quando o assunto é o que atrapalha o desempenho sexual
— Depois de uma boa noite de sono, você pode estar mais relaxada para curtir. Essa noite bem dormida é, inclusive, um dos principais fatores que faz com que seja bom de manhã cedo.
A sexóloga volta a lembrar, no entanto, que é preciso respeitar o tempo de todos os envolvidos
— Quando você ainda está sonolenta e a outra pessoa já está a toda, fica difícil responder bem aos estímulos sexuais. Sem o estímulo da testosterona, a mulher precisa de um tempo para acordar completamente e não acabar meio que anestesiada — afirma.