Pode responder com sinceridade: você lava o sutiã sempre que usa? Se não é o seu caso, não se preocupe, está tudo certo. Embora esteja em contato direto com a pele, o cuidado com a peça é diferente do que se deve ter com as calcinhas – essas, sim, tem que ser lavadas diariamente.
— Não é necessário lavar sempre. Normalmente, um sutiã pode ser usado de dois a três dias antes de ser lavado. Mas é importante levar em consideração as condições climáticas, principalmente no período de calor, e o corpo de cada uma. Normalmente, a região abaixo do busto tende a ter maior nível de suor. Cada pessoa deve observar seu corpo e, se necessário, lavar a cada uso — explica Paula Escher, coordenadora de produto da Elegance Lingeries.
Considerar seu estilo de vida é parte fundamental dos cuidados no uso da peça. A empresária Morgana Schütz, sócia da marca de lingeries Pro Me, reforça que o tempo entre uma lavagem e outra depende muito da rotina de cada mulher:
— Se vai fazer um exercício físico com o sutiã, o ideal é lavar logo depois, mas se tu tens uma rotina em que trabalha sentada, não transpira, o intervalo pode ser maior.
Não há recomendação médica específica sobre a frequência de lavagem da peça, diz a mastologista Betina Vollbrecht, mas é preciso, sim, mantê-las limpas, principalmente quem já teve caso de dermatite de contato e reações alérgicas.
— A orientação que existe é evitar usar tecidos sintéticos, tentar usar mais peças feitas com derivados de algodão — observa Betina.
Em mais um capítulo da seção Quero Saber, as três especialistas ouvidas por Donna explicam quais os cuidados que se deve ter com o sutiã, tanto no que envolve a saúde da mulher quanto na durabilidade da peça. Confira:
Modo delicado
Sabemos que o ideal seria lavar o sutiã à mão, por ser feito com materiais delicados e também para não amassar aqueles que têm bojo, mas nem sempre isso é possível em meio à correria do dia a dia.
— Então o indicado é que seja lavado na máquina no ciclo delicado, porque não bate tanto, e que se use os saquinhos próprios para lavar a lingerie. Isso torna a vida útil da peça muito maior, principalmente para sutiãs de renda — orienta Morgana.
Outra dica, sugerida por Paula, é sempre fechar o sutiã no colchete, para proteger de esgarçamento e prevenir atrito com as outras peças que estiverem junto na máquina de lavar.
Sabão neutro
Os produtos sem perfume são os mais recomendados para a lavagem das peças quando se trata da saúde feminina, destaca a médica Betina:
— A pele da auréola e do mamilo é mais sensível, por isso, usar produtos com muito perfume aumenta a chance de um edema, de reação na pele. Tem mulheres que nunca vão ter nada, mas é comum em pacientes que já têm um histórico de alergia.
Água fria e secagem à sombra
A dica mais importante é sempre conferir a etiqueta de composição do produto, onde constará os cuidados básicos de lavagem para prolongar a vida da peça e mantê-la em boa qualidade, pois cada tecido tem uma necessidade de maior cuidado.
— O ideal é água fria e secar à sombra ao ar livre, pois o calor danifica a fibra elastano que tem em todos os tecidos usados na lingerie — orienta Paula
A poliamida, outra matéria-prima comum nas peças íntimas, também pode fazer um sutiã de cor clara amarelar se secado ao sol, acrescenta Morgana, lembrando ainda que é importante evitar o uso de amaciante:
— Ele "engordura" a fibra do tecido.
Na hora de dormir
Não existe recomendação médica ou benefício comprovado em usar o sutiã na hora de dormir. A mastologista Betina diz que a prática pode ser indicada apenas para mulheres que costumam sentir dor na mama, especialmente no período pré-menstrual:
— Esse desconforto é chamado de mastalgia cíclica. Por isso, nesse período, se orienta usar uma peça confortável para dormir, porque ajuda um pouco a aliviar a dor.
Como guardar
A forma de guardar o sutiã também faz diferença. Para peças com bojo, o indicado é que sejam posicionados abertos um atrás do outro em uma gaveta. Jamais dobrá-los ao meio. Se não houver espaço para isso, ou dentro da mala de viagem, a recomendação é acomodá-los de forma que um bojo encaixe no outro para não danificar sua forma.
— Calcinhas também, idealmente, devem ser armazenadas em forma de envelope. Nichos de gavetas ajudam muito na organização — complementa Paula.
Separar as peças por cor é outra dica para encontrar o sutiã de sua escolha no dia a dia de um jeito fácil e prático.