Uma rede de apoio materno infantil de qualidade pode fazer toda a diferença quando se trata do nascimento de uma criança. Contudo, a tragédia climática que assolou o Rio Grande do Sul dificultou a garantia de atenção especial, suporte e acesso aos recursos básicos para mães e bebês no Estado.
Pensando nesse contexto, a gestora da área de beleza Jéssica Nunes deu início ao projeto Bebês de Colo, que tem foco na arrecadação de doações e no apoio às crianças de zero a três anos. A ação também se estende às gestantes e puérperas. Ela conta que foi a partir da experiência como voluntária em um abrigo em Porto Alegre que se sensibilizou e propôs essa iniciativa.
— No tumulto, escutei um choro muito alto. Foi então que conheci o Pedro, um bebê de cinco meses, no colo da avó. Eu sou dinda e via que aquele choro não era comum. Ele estava bem molhado por conta da água, e o primeiro pensamento da família era que ele estava com dor no ouvido. Mas, quando fiquei um pouco mais com ele, Deus tocou meu coração. Saí de casa achando que ia ficar na causa animal, porque sou ligada aos bichos, mas ali senti que era um chamado. O Pedro estava com fome, mas era alérgico à proteína do leite e não tinha mama disponível. A partir da necessidade dele, lançamos a ação — conta Jéssica.
O leite a que Jéssica se refere é um tipo voltado para as crianças com necessidades dietéticas específicas, o qual não foi possível levar com a família para o acolhimento. A partir disso, ela passou a compartilhar pedidos de doações de fórmulas infantis nas redes sociais, e teve retorno dos seus seguidores, que contribuíram com a ação.
Famílias atingidas pela inundação estão sujeitas a sofrer com restrições alimentares, bem como outros cuidados básicos, principalmente se ainda estiverem nos abrigos. No caso dos bebês que não contam com a disponibilidade do aleitamento materno, ou ainda que possuem algum tipo de intolerância, o obstáculo é ainda maior, considerando que as opções são limitadas.
Outro agravante é o custo das fórmulas infantis, que podem variar de R$ 40 a R$ 300, a depender da marca e das demandas nutricionais. Há, também, a possibilidade de solicitar essa demanda ao governo, mas a situação de calamidade dificultou o acesso ao benefício.
— Só das fórmulas especiais já foram mais de 800 doadas até agora. Estamos enviando não apenas as destinadas aos bebês alérgicos à proteína do leite. Identificamos mais de 15 tipos diferentes de fórmulas entre as doações. Nós passamos a atuar como uma distribuidora, não só para mães desabrigadas, como para as mães que só podem dar esses tipos de leite.
O projeto também está aceitando itens de necessidade básica, como fraldas de diversos tamanhos, pomadas para assadura, lenços umedecidos, mamadeiras, bicos, shampoo, condicionador, sabonete líquido e roupas íntimas e de vestuário infantis. Também estão aceitando chaleiras elétricas, cobertores adultos e infantis, meias, casacos de frio e toucas.
Especialmente composto por mulheres voluntárias, o projeto Bebês de Colo conta com oito pessoas atuando de maneira fixa. Ainda conforme Jéssica, a demanda é tanta que faltam pessoas para dar conta dos pedidos e da distribuição dos donativos:
— Temos mais de 140 pedidos pendentes. Há a necessidade de mais voluntários para cuidar do atendimento, da organização das doações, da montagem e da entrega. Muitas pessoas voltaram a trabalhar, o que é super compreensível. Quero conseguir realizar mais ações direcionadas para as cidades, como Eldorado do Sul, por exemplo. Mas, para isso, é preciso mais voluntários. O relato das mães é o que me dá mais força para continuar, que dizem "não para, tem muitas que também precisam da tua ajuda".
Como ajudar
A ação Bebês de Colo está arrecadando fórmulas, fraldas dos diferentes tamanhos, pomadas para assadura, lenços umedecidos, mamadeiras, bicos, shampoo, condicionador, sabonete líquido e roupas para crianças de zero a três anos. Para doar, basta entrar em contato no Instagram @bebesdecolo_rs e manifestar o desejo em realizar a contribuição para receber orientações.
Outra possibilidade é colaborar financeiramente com qualquer valor para a aquisição de itens emergenciais, através da chave Pix bebesdecolors@gmail.com.
Como ser beneficiada
Atualmente, o envio está centralizado na Região Metropolitana. Mães, gestantes ou familiares das crianças que precisam das doações podem solicitar ajuda pelo Instagram @bebesdecolo_rs. Ao entrar em contato, uma voluntária enviará um formulário para concluir a solicitação.
*Produção: Carolina Dill