Fernanda Paes Leme, 41 anos, precisou tomar medicamentos psiquiátricos enquanto estava grávida de sua primeira filha, Pilar, do relacionamento com Victor Sampaio. A pequena nasceu em abril.
Em entrevista à revista Crescer, publicada nesta quarta-feira (21), a atriz revelou que, durante a gestação, enfrentou um quadro depressivo. De acordo com a artista, o processo de se entender deprimida vivendo uma gravidez desejada foi complexo.
— Eu estava deprimida antes da Pilar nascer, muitos altos e baixos, muitos choros e tristezas — relatou. — Entender que estava mal ainda grávida, sendo que queria muito engravidar e tal, foi o mais difícil... A gente se culpa, óbvio, como sempre.
Ela decidiu, então, buscar ajuda psiquiátrica. Os profissionais entenderam que a atriz se beneficiaria do uso de remédios ainda durante a gestação, e ela aceitou o tratamento:
— Foi muito importante eu, junto com a ajuda de profissionais, ter detectado que precisava de ajuda antes da minha filha nascer. Eu realmente precisava tomar um medicamento para não me afundar em um lugar de "tristezinhas".
De acordo com Fernanda, o tratamento preveniu que a situação se agravasse após o nascimento de Pilar. Ela relatou que, por conta da medicação e do tratamento, conseguiu lidar com o puerpério de maneira mais leve.
— Sabia que, quando ela nascesse, poderia vir um baby blues, que uma depressão pós-parto poderia se intensificar ainda mais — afirmou. — Isso (o uso do medicamento) fez com que hoje eu fale com prazer sobre o nascimento e os primeiros meses da minha vida.