Após a água da enchente que atingiu o Rio Grande do Sul recuar, aqueles que foram atingidos planejam retornar para as suas residências e os seus negócios, seja para verificar o tamanho dos estragos, para dar início ao processo de limpeza ou para encaminhar uma possível reconstrução.
Embora os apoios emergenciais tenham sido essenciais no início da calamidade, a necessidade de amparo irá perdurar por mais tempo, já que muita gente perdeu tudo, ou quase tudo, que tinha.
Donna reuniu uma lista de coletivos, entidades e personalidades dos setores de defesa dos direitos femininos e dos animais, da área da moda, da beleza e do design, que estão engajados nas contribuições às vítimas e no auxílio à restruturação de famílias e de estabelecimentos.
SOS Mulheres RS | Instituto Survivor e Me Too
O Instituto Survivor e o movimento Me Too, focados no atendimento a mulheres em situação de violência, uniram esforços para financiar a ação SOS Mulheres RS, que inaugurou abrigos exclusivamente femininos nas cidades de Canoas e Novo Hamburgo, na Região Metropolitana. As instituições seguem com o trabalho de acolhimento e recebimento de doações. Contudo, uma nova etapa foi iniciada, dessa vez, focada na restruturação das famílias.
Dentre as novas demandas, estão a arrecadação de doações de kits de limpeza (balde, produtos de limpeza, esponjas, panos, sabão, vassoura, rodo e outros), kits de higiene pessoal (escova de dente, pasta de dente, pente de cabelo, toalhas, papel higiênico, sabonete, xampu, condicionador e outros) e kit casa (panelas, talheres, pratos, copos, camas, mesas sofás e outros). Todos devem ser encaminhados em condições de uso.
Os itens podem ser entregues de segunda a sexta, das 8h às 18h em Novo Hamburgo, na Rua João Aloysio Algayer, 1.053, sala 2, no bairro Lomba Grande. Valores em dinheiro podem ser destinados ao Instituto Survivor por meio da chave Pix 49.437.173/0001-60 (CNPJ) para a compra dos mantimentos.
BPSPOA — Feira de Moda Plus Size
Roupas e peças íntimas em tamanhos grandes, femininas e masculinas, estão entre as principais demandas nos abrigos. Considerando o contexto de restruturação e que muitas pessoas perderam o que tinham em seus guarda-roupas, a demanda irá permanecer por mais tempo.
A BPSPOA — Feira de Moda Plus Size Porto Alegre está arrecadando e distribuindo peças para aqueles que precisam. Caso necessite de algum item ou deseje doar, acesse o site e entre em contato. Outra forma de apoiar é destinar qualquer quantia para o Pix 26.423.527/0001-12 (CNPJ) para a compra de roupas, calcinhas e cuecas plus size.
SOS Costura Solidária
O projeto SOS Costura Solidária é uma ação promovida por designers, professores e estudantes de cursos de Moda do Estado, além de costureiros e modelistas voluntários, para a confecção de peças íntimas e de frio para as vítimas da enchente. O grupo segue produzindo novos itens para serem distribuídos por Porto Alegre e Vale do Sinos.
É possível apoiar a iniciativa doando tecidos e aviamentos e disponibilizando mão de obra voluntária e espaços de trabalho.
Você pode entrar em contato pelo perfil do Instagram ou pelos telefones (51) 99843-4715 (Porto Alegre) e (51) 97589-8655 (Vale do Sinos). Se preferir, encaminhe uma contribuição pela chave Pix soscosturasolidaria@gmail.com.
Design Solidário pelo RS
A Open Design Independente está em sua terceira rifa solidária, sorteando peças únicas de diferentes designers brasileiros. A verba arrecadada com a venda de números será destinada para o projeto Design Solidário pelo RS, que busca auxiliar designers afetados pela enchente e projetos comunitários.
Na nova rifa, são mil números, cada um no valor de R$ 9,90, disponíveis até as 20h do próximo domingo (2) ou até que todos sejam vendidos. Ao longo das próximas semanas, novos sorteios, com novos prêmios, devem ser realizados para manter a continuidade da arrecadação e das doações. Os bilhetes estão disponíveis neste link.
Outra forma de contribuir é por meio da chave Pix camila.mariacultura@gmail.com. Outras informações no perfil do Instagram.
New Concept Cosméticos
A fábrica gaúcha de cosméticos New Concept está produzindo kits de higiene pessoal para os atingidos pelas cheias, com xampu neutro (500ml), condicionador neutro (500ml) e sabonete líquido neutro (500ml).
É possível contribuir com a ação doando o valor de R$ 17,70 para a chave Pix 23.759.374/0001-90 (CNPJ), contribuindo com a produção dos produtos a preço de custo, sem margem de lucro. Mais informações no perfil da marca.
ONG 101 Viralatas
A Associação 101 Viralatas permanece atuando no cuidado de animais que foram resgatados de suas residências durantes as cheias no Estado, até que os tutores os reencontrem. Neste momento, a equipe de voluntários está trabalhando na construção de novos abrigos para garantir um ambiente confortável e acolhedor aos bichos.
A organização disponibilizou uma página no Instagram para divulgar os animais que foram resgatados. Eles não estão disponíveis para adoção, apenas para lar temporário.
Para fornecer uma alimentação adequada e suprimentos aos pets, a entidade também está recebendo doações em dinheiro por meio da chave Pix 11307796/000-1-46.
Tali Ramos — Bebês de colo
A influenciadora digital gaúcha Tali Ramos, em parceria com a modelo Jéssica Nunes, criou a ação Bebês de colo para a arrecadação de doações de fórmulas infantis, roupas e itens de higiene para crianças e bebês afetados pelas inundações no Estado. Além disso, a iniciativa procura prestar apoio a mães que recém deram à luz.
Para apoiar ou solicitar doações, entre em contato pelo perfil no Instagram. Para colaborar financeiramente com a compra dos mantimentos, você pode enviar um Pix de qualquer valor para bebesdecolors@gmail.com ou para ajudavitimasenchente@gmail.com.
Gabriella Bordasch — Vamo que Vamo RS
A jornalista e empreendedora Gabriella Bordasch é uma das idealizadoras do projeto Vamo que Vamos RS, uma rede de voluntários que estão atuando em prol do Rio Grande do Sul. A ação busca colocar aqueles que estão dispostos a ajudar em contato direto com as vítimas da tragédia no Estado.
O grupo está arrecadando doações em dinheiro para que a contribuição chegue de forma ágil e transparente para quem mais precisa. Para colaborar, acesse o site ou visite a página no Instagram.
*Produção: Carolina Dill