Diversos brechós e feiras de moda e design entraram para a rede de solidariedade que busca ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. As marcas se juntam aos esforços de coleta, distribuição e produção de roupas para os desabrigados, assim como incentivam doações e trabalho voluntário.
Donna separou alguns endereços e perfis para você seguir e também colaborar. Confira:
Brick de Desapegos e Brié
Mais de 44 marcas se uniram para criar uma rifa com prêmios que somam mais de R$ 9 mil, distribuídos entre 11 ganhadores.
Essa iniciativa, promovida pelo Brick de Desapegos em parceria com o brechó Brié, está disponível neste link por apenas R$ 5. O sorteio está marcado para o dia 2 de junho em uma live no Instagram.
Para saber outras formas de ajudar as garimpeiras, acesse @brickdedesapegos_ e @por.brie.
Open Design Independente
A Open Design Independente também organizou uma rifa solidária. Diversos designers brasileiros doaram peças únicas, como quadros, pratos, cadernos, entre outros itens, totalizando 30 prêmios em kits para arrecadar fundos para o projeto Design Solidário pelo RS.
Essa ajuda será direcionada aos designers afetados pelas enchentes, projetos comunitários e iniciativas voltadas para mulheres e crianças em Porto Alegre. Os números estão disponíveis neste link. Outras informações estão disponíveis em @open_designindependente.
Second Hand
O brechó Second Hand também entrou na onda de solidariedade pelo RS. A primeira ação foi doar parte do seu estoque aos abrigos para vítimas das enchentes. Agora, o local está fabricando cobertores, toalhas e mantas para serem doados tanto para as famílias quanto para os animais resgatados.
Por isso, os proprietários estão arrecadando valores por meio de Pix (chave secondhand.br.poa@gmail.com) para a compra do material para a confecção dessas peças. Além disso, a marca também está convidando voluntários que saibam costurar para a produção ao lado de outros parceiros.
Eles também estão coletando roupas, peças íntimas e itens de higiene pessoal para entregar nos abrigos. Mais detalhes podem ser encontrados em @secondhand.br.
otra.vez.poa
Também no embalo de produções está o otra.vez.poa. Além de ser um ponto de referência para coleta, a marca está confeccionando roupas XGG para pessoas em abrigos e comunidades afetadas no Rio Grande do Sul.
Juntamente a Vinco Estúdio e a designer Luísa Santos, o brechó está arrecadando valores para a compra de tecidos, aviamentos e outros materiais. O desenvolvimento dos moldes e a confecção serão executados por voluntárias.
Para quem deseja contribuir, a chave do Pix é doeroupasgrandes@gmail.com. Mais informações estão disponíveis em @otra.vez.poa.
Em Caxias do Sul
A Le Marché Chic, feira com foco em moda, arte e design autoral, realizará uma edição beneficente no dia 1º de junho, das 14h às 20h, na área fechada do Pátio da Estação (Rua Olavo Bilac, 503). Em parceria com a Apae de Caxias do Sul, o evento servirá como ponto de coleta de donativos e mantimentos para pessoas com deficiências que foram vítimas da tragédia que assola o Estado.
Além disso, cada um dos 53 expositores irá doar 5% da renda obtida com a venda de produtos para o movimento. Para saber mais, visite @lemarchechic.