Alunos e professores do curso de Design de Moda da Universidade Franciscana (UFN), de Santa Maria, na região Central, deram início à confecção de calcinhas, tops e cuecas para serem destinados para vítimas das enchentes que atingiram o município na última semana. De forma voluntária, a iniciativa também conta com o apoio de costureiras da comunidade para a produção das peças íntimas.
Caroline Colpo, professora da instituição e uma das organizadoras do projeto, explica que a ideia surgiu a partir do relato de uma ex-aluna, que apontou para uma "carência absurda" desse tipo de vestimenta entre as doações recebidas nos abrigos em que estava trabalhando. Assim, sabendo que, muitas vezes, as roupas chegam de forma inadequada e sem a devida higienização aos pontos de coleta, o grupo logo se mobilizou.
— A pergunta norteadora, pensando em toda essa tragédia climática é: de que forma levar dignidade por meio da moda? Por exemplo, uma mulher que sai do banho vivendo seu ciclo menstrual e não tem uma calcinha limpa para vestir, ou nem tem uma calcinha. A ideia surgiu para procurar levar dignidade por meio dessas peças íntimas, para as pessoas vestirem uma peça bem feita e cuidada — declara.
Caroline Colpo também cita a necessidade de olhar para o grupo de mulheres midsize e plus size. Ela observa que há uma demanda expressiva por roupas de tamanho maior, já que essas vestimentas estão chegando em pouca quantidade aos abrigos.
Até o momento, 20 pessoas, entre alunos e professores do curso, além de funcionários da UFN, estão envolvidos. Outros 20 voluntários, entre costureiras e mão de obra solidária da comunidade santa-mariense, se prontificaram a participar depois de tomarem conhecimento da ação por meio das redes sociais.
Na universidade estão concentrados os trabalhos de corte da matéria-prima, recebida a partir de doações de empresas e dos cidadãos. Após essa etapa, os tecidos são encaminhados às costureiras, que irão dar andamento ao processo de montagem.
— A demanda é realmente imensa. O projeto tomou uma proporção muito grande. Vamos focar dentro do laboratório em cortar essas peças e trabalhar essa logística para ir direcionando às costureiras voluntárias, para que possamos começar a entrega o quanto antes — afirma a designer de moda.
Em uma semana de ação, cerca de mil peças foram moldadas na universidade para confecção. 700 já foram encaminhadas para a finalização por parte das costureiras.
Através de uma chave Pix foi possível arrecadar cerca de R$ 13 mil em doações em dinheiro, dos quais R$ 8 mil foram destinados à compra de pouco mais de mil calcinhas adultas e infantis prontas, a preço de fábrica. A aquisição foi uma saída encontrada para possibilitar um envio imediato, diante da carência nos pontos de acolhimento e considerando que a primeira leva da iniciativa do curso de Design de Moda ainda está em andamento.
A expectativa, de acordo com a professora, é de que as primeiras produções comecem a chegar nesta quinta-feira (16) à Associação Beneficente Antônio Mendes Filho, um dos abrigos da cidade, localizado no bairro Itararé, em Santa Maria. Assim que novos itens forem sendo adquiridos ou ficando prontos, outras instituições também irão recebê-los.
Por enquanto, o foco é na cidade, mas quando a logística engrenar e os acessos às estradas forem liberados, a ideia é tentar atender outras regiões do Estado.
Como ajudar
Segundo Caroline, o grupo está em busca de voluntários de Santa Maria que saibam costurar ou que trabalhem com costura para auxiliar na confecção das peças.
— Nesse momento estamos tentando mobilizar mão de obra, pessoas que consigam realmente nos ajudar nessa confecção. Dinheiro está entrando, nós temos para comprar matéria-prima e colocar a mão na massa.
Contudo, para quem é de fora da cidade e deseja contribuir, é possível colaborar financeiramente. Os recursos serão destinados para a compra de tecidos, para a logística e para caso surja a demanda por peças prontas.
Para entrar em contato com o grupo e saber mais informações a respeito do trabalho, acesse a página do curso de Design de Moda da UFN no Instagram: @modaufrn.
*Produção: Carolina Dill