Após meses de sumiço e especulação nas redes sociais, Kate Middleton, 42 anos, revelou que está em tratamento contra um câncer nesta sexta-feira (22). A informação foi confirmada pela própria princesa de Gales por meio de um vídeo divulgado pelo Palácio de Kensington. Na gravação, ela informou que está se submetendo a sessões de quimioterapia.
— Foram meses muito difíceis para nossa família. (...) Em janeiro, fui submetida a uma grande cirurgia abdominal em Londres e, na época, pensava-se que minha condição não era cancerígena. A cirurgia foi um sucesso. No entanto, testes após a operação revelaram a presença de câncer. Minha equipe médica, portanto, aconselhou que eu deveria fazer uma quimioterapia preventiva e agora estou nos estágios iniciais desse tratamento — disse a princesa de Gales.
Afastada de suas funções públicas desde dezembro de 2023, Kate passou por uma cirurgia no abdômen em janeiro e levou semanas para ser vista novamente. Nesse meio tempo, ela figurou entre os principais assuntos das redes sociais, foi fotografada por tabloides e tornou-se tema de diversas declarações não oficiais que procuravam esclarecer seu estado de saúde.
A seguir, entenda a cronologia da polêmica envolvendo a princesa, desde sua última aparição pública até o anúncio do tratamento de câncer.
Linha do tempo da saúde de Kate Middleton
Último evento público
No dia 25 de dezembro de 2023, Kate Middleton marcou presença em seu último evento público oficial na missa de Natal da família real, na igreja de Sandringham, na Inglaterra. Ela foi ao local acompanhada do marido, William, e dos filhos, George, Louis e Charlotte.
Cirurgia abdominal planejada
Em 17 janeiro, a princesa de Gales foi submetida a uma cirurgia no abdômen e permaneceu 13 dias hospitalizada. Os motivos para o procedimento não foram divulgados, mas, na época, porta-vozes da realeza declararam que a condição não era cancerígena e que a operação já estava programada. Kate não foi vista entrando e deixando o hospital.
O comunicado oficial emitido pelo Palácio de Kensington informou, na época, que a previsão era de que Kate retornasse às funções públicas após a Páscoa.
Diagnóstico do rei Charles
Em 5 de fevereiro, o Palácio de Buckingham anunciou que o rei Charles III foi diagnosticado com câncer, o qual não foi identificado. Dias antes, o monarca havia sido submetido a uma cirurgia na próstata.
A questão teve influência na repercussão sobre o estado de Kate Middleton, já que internautas começaram a especular na web que a princesa poderia estar "sumida" por estar supostamente passando por uma preparação para tornar-se rainha.
Ausência de William
Em 27 de fevereiro, a ausência de William no memorial ao rei Constantino II, da Grécia, instalado no Palácio de Windsor, repercutiu entre os britânicos. O monarca, que morreu no ano passado, era padrinho do príncipe.
Com Charles em tratamento contra o câncer, o primogênito seria o principal representante da monarquia britânica no evento. William, inclusive, faria uma leitura na ocasião, mas informou que precisou faltar por "motivos pessoais".
Por conta disso, aumentaram as preocupações em torno de Kate. Na época, diante dos rumores, um porta-voz não identificado chegou a declarar à imprensa que a princesa estava bem.
Foto de Kate no carro
Kate Middleton foi fotografada nas redondezas do Palácio de Windsor no dia 4 de março, após meses longe dos holofotes. Nas imagens divulgadas pelo TMZ, a princesa aparece de óculos escuros no banco do passageiro de um veículo dirigido pela mãe, Carole Middleton.
Tio de Kate no Big Brother
No início de março, Gary Goldsmith, tio de Kate, falou sobre a sobrinha durante participação no Big Brother da Inglaterra. Ele foi questionado por uma colega de confinamento se a princesa estava bem e declarou que não poderia falar sobre o assunto até a realeza se pronunciar.
Foto de Dia das Mães
A família real britânica publicou a primeira foto oficial de Kate após as polêmicas no dia 10 de março, quase dois meses após a princesa ter sido submetida à cirurgia abdominal. Na imagem, ela aparece sorridente ao lado dos três filhos, em comemoração ao Dia das Mães, que é celebrado no início do ano na Inglaterra.
O Palácio de Kensington informou que fotografia foi tirada por William no início da semana em que foi publicada.
Kate admite edição
A fotografia, ao invés de silenciar os rumores sobre o paradeiro de Kate, provocou ainda mais inquietação quanto ao bem-estar dela. Isso porque internautas e agências de notícias começaram a alegar que a imagem parecia ter sido manipulada.
Ao sofrer acusações de ter adulterado o registro, a princesa de Gales admitiu que realizou edições na imagem e pediu desculpas publicamente.
"Como muitos fotógrafos amadores, ocasionalmente faço experiências com edição. Queria expressar as minhas desculpas por qualquer confusão causada pela foto de família que compartilhamos ontem", escreveu ela em nota publicada no X (antigo Twitter).
Princesa é fotografada novamente
Após a polêmica em torno da imagem de Dia das Mães, Kate foi fotografada saindo do Palácio de Windsor ao lado de William no dia 11 de março.
De acordo com o Daily Mail, o príncipe estava indo para a Abadia de Westminster para o serviço religioso anual do Dia da Commonwealth, um dos destaques do calendário real. Entretanto, Kate não acompanhou o marido na cerimônia e não se sabe para onde se dirigiu.
Nova foto, novas suspeitas
Após ter sido fotografada ao lado de William, Kate Middleton voltou a ser alvo de questionamentos. Isso porque houve novos apontamentos de possíveis indícios de edição na imagem — que foi publicada pela imprensa britânica e na qual ela aparece com o rosto virado —, como diferenças no cenário dentro e fora do carro em que eles estão (veja abaixo).
No X (antigo Twitter), uma pessoa escreveu, em inglês: "Ninguém percebeu que na foto mais recente da Kate Middleton no carro... Os tijolos da parede refletidos no vidro do carro não parecem ser os mesmos de fora? Por quê? Isso é outra foto com photoshop?". A publicação teve mais de mil curtidas e 719 mil visualizações.
Comunicado falso sobre Charles III
No mesmo dia em que o jornal The Sun noticiou que Kate Middleton foi vista, um comunicado falso sobre a saúde do rei Charles III viralizou nas redes sociais. O monarca foi diagnosticado com câncer de próstata em fevereiro, e desde então está afastado da agenda pública.
Sites russos e asiáticos publicaram uma nota falsamente atribuída ao Palácio de Buckingham, responsável pela comunicação real, informando que ele teria vindo a óbito. Na sequência, a agência de notícias Tass, da Rússia, declarou que fontes do gabinete do rei refutaram os rumores sobre o suposto falecimento.
Passeio ao lado de William
Kate Middleton foi vista durante um passeio ao lado do príncipe William, no último sábado (16), em Windsor. Um vídeo no qual a princesa de Gales é vista caminhando e sorrindo foi compartilhado pelo portal TMZ na segunda-feira (18):
Após novas especulações, Nelson Silva, 40 anos, o responsável pelo vídeo que flagrou o passeio, rebateu as teorias da conspiração "delirantes" que circularam nas redes sociais.
— As pessoas colocaram tanto tempo e energia nesses rumores e mentiras que não podem mais se desligar. Vão dizer que eu montei este vídeo? Eu coloquei uma Kate falsa lá? É ridículo — comentou.
Segundo Silva, o intuito era compartilhar o vídeo com a família dele em Portugal e ele não tinha ideia de que o registro poderia se tornar material para a imprensa. Conforme o relato dele, durante as compras, Kate conversava com a equipe de maneira descontraída. Apesar de não conseguir ouvir o teor da conversa, o engenheiro disse que o clima parecia leve e agradável.
— Comecei a gravar quando eles (Kate e William) caminhavam em direção ao estacionamento. Eles pareciam muito felizes e relaxados juntos. William era, obviamente, o protetor de Kate e eu parei rapidamente de gravar porque eu não queria deixá-los desconfortáveis — relembrou.
Violação de privacidade
O Gabinete do Comissário de Informação (ICO), órgão responsável por garantir a proteção de dados do Reino Unido, está investigando uma denúncia de que funcionários da equipe do London Clinic, hospital privado em que Kate Middleton foi operada em janeiro, tentaram acessar informações privadas da princesa de Gales enquanto ela esteve internada no local.
Conforme o jornal The Mirror, o hospital também está realizando uma investigação interna para desvendar o caso, já que pelo menos um servidor teria sido flagrado tentando acessar os dados médicos de Kate.
Além do incidente, o órgão de proteção de dados investiga uma suposta omissão por parte do hospital a respeito do vazamento.
Diagnóstico de câncer
Na tarde desta terça-feira (22), a princesa de Gales veio a público informar que está passando por um tratamento contra o câncer. Conforme o relato de Kate, a condição foi descoberta logo após a cirurgia abdominal a que foi submetida em janeiro. A princesa afirmou que ela e a família real precisaram de tempo para processar a informação e explicar a situação aos três filhos, George, 10, Charlotte, oito, e Louis, cinco.
— Como você pode imaginar, isso levou tempo. Levei algum tempo para me recuperar de uma grande cirurgia para iniciar o meu tratamento. Mas, o mais importante, levamos tempo para explicar tudo a George, Charlotte e Louis de uma forma que seja apropriada para eles e para tranquilizá-los de que vou ficar bem — declarou.
Kate não deu maiores informações sobre o tipo de câncer, mas disse que está bem e forte. Ela pediu tempo e espaço para completar o tratamento com quimioterapia e poder retornar para os compromissos oficiais.
— Meu trabalho sempre me trouxe uma profunda alegria e estou ansiosa para voltar quando puder, mas por enquanto devo me concentrar em fazer uma recuperação completa — finalizou.