A fotografia divulgada pelo Palácio de Kensington em homenagem ao Dia das Mães na Inglaterra, no último domingo (10), reascendeu a polêmica em torno do "sumiço" de Kate Middleton. Com a confirmação de que a imagem junto aos filhos foi adulterada, o que poderia amenizar a criação de novas teorias da conspiração a respeito da princesa de Gales acabou gerando ainda mais controvérsias.
Afastada de suas funções públicas desde dezembro de 2023, Kate passou por uma cirurgia no abdômen em janeiro e levou semanas para ser vista novamente. Nesse meio tempo, ela figurou entre os principais assuntos das redes sociais, foi fotografada por tabloides e tornou-se tema de diversas declarações não oficiais que procuravam esclarecer seu estado de saúde.
Diante de tantos acontecimentos, o paradeiro da princesa ainda segue incerto e alvo de especulações. A seguir, entenda os principais episódios desde a última aparição pública de Kate Middleton:
Última aparição pública
No dia 25 de dezembro de 2023, Kate Middleton foi vista pela última vez publicamente durante a missa de Natal da família real, na igreja de Sandringham, na Inglaterra. Ela foi ao local acompanhada de William, e dos filhos, George, Louis e Charlotte.
Cirurgia abdominal planejada
Em 17 janeiro deste ano, a princesa de Gales foi submetida a uma cirurgia no abdômen e permaneceu 13 dias hospitalizada. Os motivos para o procedimento não foram divulgados, mas, na época, porta-vozes da realeza declararam que a condição não era cancerígena, e que a operação já estava programada. Kate acabou não sendo vista entrando e deixando o hospital.
O comunicado oficial emitido pelo Palácio de Kensington informou que a previsão era de que Kate retornasse às funções públicas após a Páscoa.
Diagnóstico do rei Charles
Em 5 de fevereiro, o Palácio de Buckingham anunciou que o rei Charles III foi diagnosticado com câncer, o qual não foi identificado. Dias antes, o monarca havia sido submetido a uma cirurgia na próstata.
A questão teve influências na repercussão sobre o estado de Kate Middleton, já que internautas começaram a especular na web que a princesa poderia estar "sumida" por estar supostamente passando por uma preparação para tornar-se rainha.
Ausência de William
Em 27 de fevereiro, a ausência de William no memorial ao rei Constantino II, da Grécia, instalado no Palácio de Windsor, repercutiu entre os britânicos. O monarca, que morreu no ano passado, era padrinho do príncipe.
Com Charles em tratamento contra o câncer, o primogênito seria o principal representante da monarquia britânica. William, inclusive, faria uma leitura na ocasião, mas informou que precisou faltar por "motivos pessoais".
Por conta disso, aumentaram as preocupações em torno de Kate. Na época, diante dos rumores, um porta-voz não identificado chegou a declarar à imprensa que a princesa estava bem.
Foto de Kate no carro
Kate Middleton foi fotografada nas redondezas do Palácio de Windsor no dia 4 de março, após meses longe dos holofotes. Nas imagens divulgadas pelo TMZ, a princesa aparece de óculos escuros no banco do passageiro de um veículo dirigido pela mãe, Carole Middleton.
Tio de Kate no Big Brother
No início de março, Gary Goldsmith, tio de Kate, falou sobre a sobrinha durante participação no Big Brother da Inglaterra. Ele foi questionado por uma colega de confinamento se a princesa estava bem e declarou que não poderia falar sobre o assunto até a realeza se pronunciar.
Foto de Dia das Mães
A família real britânica publicou a primeira foto oficial de Kate no dia 10 de março, quase dois meses após a princesa ter sido submetida à cirurgia abdominal. Na imagem, ela aparece sorridente ao lado dos três filhos, em comemoração ao Dia das Mães, que é celebrado no início do ano na Inglaterra.
O Palácio de Kensington informou que fotografia foi tirada por William no início da semana em que foi publicada.
Kate admite edição
A fotografia, ao invés de silenciar os rumores sobre o paradeiro de Kate, provocou ainda mais inquietação quanto ao bem-estar dela. Isso porque internautas e agências de notícias começaram a alegar que a imagem parecia ter sido manipulada.
Ao sofrer acusações de ter adulterado o registro, a princesa de Gales admitiu que realizou edições na imagem e pediu desculpas publicamente.
"Como muitos fotógrafos amadores, ocasionalmente faço experiências com edição. Queria expressar as minhas desculpas por qualquer confusão causada pela foto de família que compartilhamos ontem", escreveu ela em nota publicada no X.
Princesa é fotografada novamente
Após a polêmica em torno da imagem de Dia das Mães, Kate foi fotografada saindo do Palácio de Windsor ao lado de William no dia 11 de março.
De acordo com o Daily Mail, o príncipe estava indo para a Abadia de Westminster para o serviço religioso anual do Dia da Commonwealth, um dos destaques do calendário real. Entretanto, Kate não acompanhou o marido na cerimônia e não se sabe para onde se dirigiu.