Quase dois meses depois de ter sido submetida a uma cirurgia abdominal, Kate Middleton apareceu pela primeira vez ao lado dos filhos em uma foto publicada nas redes sociais da família real no domingo (10). Após sofrer acusações de ter manipulado o registro, a princesa de Gales pediu desculpas publicamente.
"Como muitos fotógrafos amadores, ocasionalmente faço experiências com edição. Queria expressar minhas desculpas por qualquer confusão que a fotografia de família que compartilhamos ontem (domingo) causou. Espero que todos que comemoram tenham tido um feliz Dia das Mães", escreveu no X (Twitter).
A fotografia, em vez de sanar a curiosidade pública em relação ao paradeiro de Kate, provocou ainda mais inquietação quanto ao seu bem-estar. Em resposta à série de especulações que surgiram online mediante a análise da foto, como "partes do pulso do casaco da princesa Charlotte estão faltando" ou "as mãos do príncipe Louis estão certas?", muitas agências de notícias tiraram a foto do ar.
Entre as distorções percebidas, o zíper da blusa de Kate aparece desconectado e a manga esquerda da blusa da princesa Charlotte foi "cortada". Além disso, o cabelo da menina não cai naturalmente nos ombros e as pontas aparentam ter sido cortadas de modo muito brusco na edição.
A Reuters emitiu um "aviso para deletar" pedindo que seus clientes não publicassem a foto. A Associated Press (AP), por sua vez, enviou um e-mail de "apagamento de fotos" que acusou a fonte de "manipular" a imagem. Já a Getty Images, a AFP e a PA Media retiraram a foto dos canais de distribuição.
Logo, o Palácio de Kensington começou a sofrer pressão para resolver a controvérsia.
Estado de saúde de Kate
Em nota, o Palácio de Kensington afirmou que a foto foi feita "em Windsor, no início desta semana". A última aparição pública de Kate havia sido registrada na missa de Natal junto à família real, em Sandringham.
A imagem publicada no domingo é a primeira fotografia oficial da princesa de Gales desde a hospitalização dela, em 16 de janeiro, para realizar uma operação abdominal, cuja causa não foi revelada.
Desde então, o Palácio de Kensington comunicou que Kate não retomaria os compromissos oficiais antes da Páscoa e permaneceu discreto, gerando especulações e dúvidas sobre sua saúde.