Com a notícia de que o rei Charles III, 75 anos, foi diagnosticado com câncer, veio à tona a dúvida sobre quem pode assumir o trono britânico em caso de necessidade de afastamento do monarca. Abaixo, entenda os nomes eleitos e como está a linha de sucessão da monarquia atualmente.
Conselheiros de Estado
Caso o rei precise ser afastado e não tenha condições de continuar exercendo suas atividades reais, ele pode delegar funções para os Conselheiros de Estado. Tradicionalmente, o grupo é formado pelo cônjuge da realeza e pelos quatro primeiros adultos (maiores de 21 anos) da linha de sucessão ao trono. Ou seja: a rainha consorte Camila, os dois filhos do rei, William e Harry, além do príncipe Andrew e sua filha mais velha, Beatrice.
O atual conselho, entretanto, está desfalcado, já que Harry abdicou de seus deveres reais e Andrew foi afastado da monarquia. Em 2022, uma lei foi aprovada para adicionar dois nomes à lista. Desde então, a princesa Anne e o príncipe Edward, ambos filhos da rainha Elizabeth II e irmãos de Charles, fazem parte do grupo como conselheiros.
A nomeação de um regente também é uma possibilidade caso o rei Charles torne-se incapaz de cumprir suas obrigações. Nesse contexto, a função seria atribuída ao próximo na linha de sucessão ao trono, que atualmente é o príncipe William, 41 anos. Para que isso ocorra, é preciso haver evidência médica e uma declaração de incapacidade, que deve ser aceita em maioria pelo Lorde Chanceler do Reino Unido, pelo presidente da Câmera dos Comuns (equivalente à Câmara dos Deputados) e pelo Chefe de Justiça.
O comunicado oficial divulgado pelo Palácio de Backingham na segunda-feira (5) informou que o monarca iniciou o tratamento contra o câncer e foi aconselhado pelos médicos a adiar as tarefas de atendimento ao público. Até o momento, a decisão é de que ele irá continuar a realizar os negócios e as funções de chefe de Estado como de costume durante o combate à doença.
Linha de sucessão ao trono britânico
Charles III tornou-se rei em setembro de 2022, aos 74 anos, quando sua mãe, a rainha Elizabeth II, morreu aos 96 anos, após 70 anos no trono.
O primeiro na linha de sucessão ao reinado é o primogênito de Charles, o príncipe William, duque de Cambridge. As posições seguintes pertencem aos filhos de William, de seu casamento com Kate Middleton. Confira>
1. Príncipe William, filho mais velho do príncipe Charles e duque de Cambridge (nascido em 1982)
2. Príncipe George, neto do príncipe Charles, primogênito do príncipe William (nascido em 2013)
3. Princesa Charlotte, neta do príncipe Charles, segunda filha do príncipe William (nascida em 2015)
4. Príncipe Louis, neto do príncipe Charles, terceiro filho do príncipe William (nascido em 2018)
5. Príncipe Harry, neto da rainha, segundo filho do príncipe Charles e irmão do príncipe William (nascido em 1984)
6. Archie Mountbatten-Windsor, primogênito do príncipe Harry e sobrinho do príncipe William (nascido em 2019)
7. Lilibet Diana Mountbatten-Windsor, neta do príncipe Charles, filha do príncipe Harry e sobrinha do príncipe William (nascida em 2021)
9. Príncipe Andrew, segundo filho da rainha Elizabeth II, irmão do príncipe Charles, tio de William e Harry e duque de York (nascido em 1960)
10. Princesa Beatrice de York, neta da rainha, primeira filha de Andrew (nascida em 1988)
11. Sienna Elizabeth Mapelli Mozzi, bisneta da rainha, filha de Beatrice (nascida em 2021)
12. Princesa Eugenie de York, neta da rainha, segunda filha de Andrew (nascida em 1990)