Protagonizado por Tom Cruise, 59 anos, o filme Top Gun: Maverick deve estrear em novembro no Brasil. Dirigido por Joseph Kosinski, a produção é uma continuação do clássico de 1986, Top Gun: Ases Indomáveis, que lançou o artista ao estrelato em Hollywood. No entanto, sua parceira no clássico, Kelly McGillis, 64 anos, afirma que nem chegou a receber uma oferta para atuar no lançamento.
Na continuação, que se passa 33 anos depois do original, quem assumirá o papel de Kelly é Jennifer Connelly, 50 anos. Em 2019, em entrevista ao programa Entertainment Tonight, a atriz disse acreditar que não foi convidada por estar “velha e gorda”.
— Não me chamaram e não acho que fariam isso. Eu estou velha e gorda e aparento ter a minha idade atual, e não é isso que eles querem. Mas eu prefiro me sentir totalmente segura na minha pele e no que sou pela minha idade do que, no lugar disso, dar valor para todas essas outras coisas — disse, na ocasião.
Não foi a primeira vez que famosas foram discriminadas – por colegas ou fãs – por conta de sua idade. Reunimos casos de mulheres que desafiaram os padrões impostos a quem ousa não seguir os comportamentos. Confira:
Em julho do ano passado, a rainha do pop postou uma selfie em seu perfil do Instagram usando muleta e fazendo topless. O resultado? Reações indignadas nos comentários, que só confirmam algo que a sociedade insiste em reproduzir e que toda mulher depois dos 40 anos enfrenta mais cedo ou mais tarde: o preconceito ao envelhecimento.
Em 2019, a cantora já havia falado sobre o peso da idade em uma entrevista de capa para a Vogue Britânica.
— As pessoas sempre tentaram me calar por uma razão ou outra, ou eu não era bonita o suficiente, ou eu não cantava bem o suficiente, ou eu não era talentosa o suficiente, ou porque eu não era casada, e agora é porque eu não sou jovem o suficiente — afirmou, na ocasião.
Alexandra Grant
Em novembro de 2019, o ator Keanu Reeves virou um dos assuntos mais comentados das redes sociais. O motivo? Pela primeira vez em quase 20 anos, Reeves, que não é de expor sua vida privada, apareceu de mãos dadas com a nova namorada em um evento em Los Angeles, a artista plástica Alexandra Grant.
Assim que a notícia ganhou repercussão, multiplicaram-se os comentários sobre o novo casal. E por quê? Pasmem: o muso está namorando uma mulher da sua faixa etária. Na verdade, a amada é até mais nova: ele tem 56, e ela, 48. Mas, por Alexandra ser do time que deixou a tintura de lado e ostenta belíssimos fios grisalhos, despertou o burburinho nas redes.
Assim como qualquer pessoa, Xuxa envelheceu. Mas parece que algumas pessoas simplesmente não conseguem aceitar isso. Não são poucos os comentários nas redes sociais que costumam criticar a aparência da artista.
Em coluna publicada em abril do ano passado, Martha Medeiros escreveu sobre a apresentadora ser alvo frequente de ofensas. Depois que publicou uma foto sem maquiagem no Instagram, Xuxa foi massacrada por seguidores que não aceitaram a sua “falta de vaidade”. Para a colunista, o que as pessoas não toleram é a passagem do tempo.
“Sem querer, ela acaba ‘traindo’ toda mulher que gasta fortunas em procedimentos estéticos a fim de parecer mais jovem. Ao abrir mão de ser um padrão juvenil de beleza, Xuxa dá uma situada no mulherio: a era do ‘ilarilarilariê’ acabou. A vaidade agora está em ser madura e livre”, escreveu Martha.
A coluna foi republicada por Xuxa, que, em entrevista exclusiva à Revista Donna, reafirmou suas escolhas:
— Só não envelhece quem morre cedo.
Nas últimas semanas, o nome da atriz Alessandra Negrini esteve em alta nas redes sociais. Além de ganhar destaque por seus últimos trabalhos, a série Cidade Invisível e o filme Acqua Movie, a artista, que tem 50 anos, chamou a atenção dos internautas por conta de sua idade. Mas ela não gostou muito da repercussão.
— O que são 50 anos hoje? Acho essa história muito chata. Existe um preconceito grande. Que peso é esse que minha idade tem? Cinquenta anos é jovem, é muito chato isso. A nossa percepção hoje é diferente. Acho que a gente tem que viver o agora. Não dou bola para isso — disse ela em entrevista à Kiss FM.
Em junho deste ano, a atriz falou à Donna sobre a chegada aos 50 e revelou se sentir mais feliz do que era antes.
— Me sinto mais em paz com as coisas, comigo mesma. Consigo reconhecer melhor a mim mesma, o que é importante. Quando se é mais jovem, você vive, mas não se reconhece. Você não se afirma muito. Quando fica mais velha, começa a se tornar mais forte, a ter mais poder consigo mesma. Aumenta mais a responsabilidade com você. Sente-se mais responsável pelas suas escolhas, pois você já não tem mais a vida inteira pela frente. Tudo ganha uma importância maior. Você pensa: “Não vou perder o meu tempo com isso, pois não me interessa”. São escolhas responsáveis em relação a si própria.