Não são só as mais jovens que fazem sucesso ao estrelar séries e filmes. As mulheres mais maduras também arrasam ao protagonizar produções premiadas e convidam o público feminino com mais de 50 anos a se identificar com enredos de diferentes estilos — dos dramas intensos às comédias românticas.
Pensando nisso, Donna selecionou sete produções que tem no elenco mulheres fortes mergulhando em questões da maturidade, se reinventando ou apenas tentando experimentar essa fase com mais liberdade. Confira as nossas dicas:
Veep
Estrelada por Julia Louis-Dreyfus, a série com pegada cômica tem como pano de fundo o cenário político nos Estados Unidos. Na história, a senadora Selina Meyer assume o posto de vice-presidente do país e percebe que está enredada nos jogos de poder e numa relação conturbada com a imprensa. O seriado estreou em 2012, quando Julia tinha 51 anos. E sua atuação como a senadora Selina resultou numa sequência de prêmios — incluindo seis troféus de melhor atriz em série de comédia no Emmy. Veep tem sete temporadas e pode ser assistido no HBO GO.
Grace and Frankie
Jane Fonda e Lily Tomlin interpretam duas mulheres que estão encarando os desafios da fase 70+. Só que, para elas, o momento está longe do convencional, já que seus maridos (vividos por Martin Sheen e Sam Waterston) revelam que são apaixonados um pelo outro. Com muito bom humor, o enredo expõe a maturidade sem filtros e se propõe a quebrar tabus. Grace and Frankie pode ser visto na Netflix, e a sétima e última temporada da produção estreia ainda em 2021.
Para Sempre Alice
Prepare os lenços para assistir a este filme estrelado por Julianne Moore — é quase impossível não derramar algumas lágrimas. O longa de 2015 conta o drama de Alice Howland, renomada professora de linguística por volta dos 50 anos que é diagnosticada com os primeiros sinais do Alzheimer. Isso coloca em xeque sua relação com o marido, mas também abre novos caminhos para ela se conectar com a filha. O filme redeu à atriz o prêmios no Oscar e no Globo de Ouro — a produção está disponível no catálogo do Now.
Simplesmente Complicado
Se você prefere dar boas risadas, uma dica é esse filme protagonizado por Meryl Streep, Steve Martin e Alec Baldwin. A comédia romântica de 2009 é centrada na vida de Jane, mãe de três filhos que mantém uma relação amigável com o ex-marido, Jake (Alec Baldwin). O negócio começa a complicar quando eles passam dormir juntos novamente — Jake está casado, o que torna sua ex-mulher a atual amante. Para dar um nó ainda maior, outro homem aparece na vida da personagem de Meryl, o arquiteto Adam (Steve Martin). O longa pode ser conferido no catálogo do Now.
Nossas Noites
Quer mais uma produção com Jane Fonda? Então, lá vai: neste filme de 2017, disponível no catálogo da Netflix, a atriz interpreta uma viúva solitária que começa a construir uma relação com o vizinho (Robert Redford). Ela convida o homem também viúvo para dormir na sua casa, já que ambos enfrentam a insônia e a solidão. Vale a pena conferir esta bonita e surpreendente história de cumplicidade.
Aquarius
No longa, Sônia Braga dá vida a Clara, uma mulher de 65 anos, aposentada e viúva, mãe de três adultos. O pano de fundo é a briga dela com uma construtora que tenta comprar todos os apartamentos do prédio onde mora. Clara reluta às investidas dos empresários, sofrendo assédio e ameaças. Mas o enredo vai além: traz questões pertinentes sobre a maturidade e os desafios da vida pós 60 anos. O filme pode ser visto na Netflix.
Filhas de Eva
A nova série da Globo, com estreia prevista para o dia 8 de março, apresenta a história de três mulheres em diferentes fases da vida que acabam com as trajetórias entrelaçadas. Uma delas é Renata Sorrah, que interpreta Stella, e está comemorando 50 anos de casada. Só que a celebração desperta alguns questionamentos e dúvidas, e o que era uma festa acaba se tornando o marco para o divórcio do casal. Também integram o elenco da série as atrizes Giovanna Antonelli e Vanessa Giácomo. A trama estará disponível no Globoplay.