Em uma entrevista ao podcast norte-americano Armchair Expert disponibilizada nesta quinta-feira (13), o príncipe Harry comparou a sua vida como membro da família real britânica com o filme O Show de Truman e com um zoológico ao falar sobre a fama e a falta de privacidade. Na produção cinematográfica protagonizada pelo ator Jim Carrey, o personagem Truman Burbank vive dentro de um reality show, sem saber.
— É uma mistura entre O Show de Truman e como viver em um zoológico. O maior problema para mim foi que, ao nascer nele, você herda o risco, você herda todos os elementos dele sem escolha. Só porque sou uma pessoa muito conhecida, não posso sair de casa. — disse o neto da rainha Elizabeth na conversa com o ator Dax Shepard, que comanda o podcast.
Mas esta não foi a primeira vez em que Harry se mostrou desconfortável com a realeza - não é por menos que ele e a esposa, Meghan Markle, optaram por renunciar de suas obrigações como membros seniores da família real no ano passado e fazer a vida fora da Inglaterra.
Confira outras vezes em que o príncipe expressou seu incômodo:
Medo que a história se repetisse
Em outubro de 2019, foi divulgada uma declaração oficial de Harry a respeito de um a ação judicial movida por Meghan contra a Associated Newspapers por uso indevido de informações privadas, violação de direitos autorais e violação da Lei de Proteção de Dados 2018. O processo referia-se à publicação ilegal de uma carta particular. No texto, foi a primeira vez que Harry comparou a perseguição midiática sofrida por Meghan com a que matou sua mãe, a princesa Diana, que morreu em um acidente de carro em 1997, e que, assim como o casal, tinha uma relação conturbada com a mídia.
"Chega um momento em que a única coisa a fazer é enfrentar esse comportamento, porque destrói as pessoas e destrói vidas. Simplificando, é o assédio moral que assusta e silencia as pessoas. Todos sabemos que isso não é aceitável, em nenhum nível. Não acreditamos e não podemos acreditar em um mundo onde não há responsabilidade por isso. Embora essa ação possa não ser a mais segura, é a correta. Porque meu medo mais profundo é a história se repetindo. Vi o que acontece quando alguém que eu amo é comoditizado a ponto de não ser mais tratado ou visto como uma pessoa real. Perdi minha mãe e agora vejo minha esposa sendo vítima das mesmas forças poderosas", desabafou.
Já neste ano, na polêmica entrevista do casal à apresentadora Oprah Winfrey, transmitida em março, Harry voltou a fazer a comparação. Na conversa, os dois abriram o jogo sobre racismo, pensamentos suicidas, desentendimentos com príncipe William e Kate Middleton e perda da liberdade, ao falar sobre o cenário que culminou com a opção por sair da realeza.
— Estou apenas aliviado e feliz de estar sentado aqui conversando com você, com minha esposa ao meu lado. Porque não consigo imaginar como deve ter sido difícil para ela passar por isto sozinha há anos. Tem sido incrivelmente duro para nós, mas ao menos temos um ao outro — diz Harry em um dos trechos.
Em outro momento, dá a entender que temia que Meghan tivesse um destino parecido ao de sua mãe.
— O meu maior medo era que a história se repetisse.
Adolescente rebelde
Quando adolescente, Harry frequentemente esteve envolvido em polêmicas e confusões, e era conhecido por ser bem festeiro e abusar de drogas e álcool. Em 2004, Harry brigou com um fotógrafo na saída de uma festa.
— Às vezes, o comportamento de Harry era apenas infantil, mas em outras vezes era realmente um sintoma de seu profundo pesar. Acho que foi uma saída para seu desespero — opinou a biógrafa real Angela Lewin em uma entrevista ao jornal britânico The Mirror.
Já em 2005, o neto da rainha foi flagrado em em uma festa à fantasia vestindo uma braçadeira com a suástica nazista.
— Eu me decepcionei, decepcionei minha família, decepcionei muitas pessoas. Mas eu estava em uma área privada e deveria ter a privacidade esperada — disse Harry na ocasião, mencionando mais uma vez a presença constante de holofotes sobre sua vida.
Pós-realeza
Após sua saída da família real, anunciada em janeiro e efetiva desde o início de abril do ano passado, Harry e Meghan mudaram-se ao menos duas vezes. Depois de uma temporada em Vancouver, no Canadá, vivem atualmente em Los Angeles, cidade natal de Meghan nos Estados Unidos, junto com o filho Archie, de um ano. Em fevereiro, o casal anunciou ainda que está esperando seu segundo filho, uma menina, e tem se dedicado a trabalhar em causas humanitárias, em particular através de sua nova fundação, Archewell.