O príncipe Harry e sua esposa, a ex-atriz norte-americana Meghan Markle, não voltarão a ser membros ativos da família real, afirmou o Palácio de Buckingham nesta sexta-feira (19) em comunicado reproduzido pela BBC. A rainha Elizabeth confirmou que o casal não "continuará com as responsabilidades e deveres inerentes a uma vida de serviço público". Uma declaração do palácio acrescentou ainda que, apesar do afastamento, Harry e Meghan "continuam sendo membros muito queridos da família".
Já um porta-voz do casal afirmou em um comunicado que “conforme evidenciado por seu trabalho durante o ano passado, o duque e a duquesa de Sussex continuam comprometidos com seu dever e serviço ao Reino Unido e ao redor do mundo, e oferecem seu apoio contínuo a organizações que eles representarem, independentemente de seu papel oficial. Todos nós podemos viver uma vida de serviço. O serviço é universal”.
A confirmação significa que Harry e Meghan renunciarão de suas nomeações militares honorárias e patrocínios reais.
Após sua saída da família real, anunciada em janeiro e efetiva desde o início de abril do ano passado, Meghan e Harry mudaram-se ao menos duas vezes. Primeiro, passaram uma temporada em Vancouver, no Canadá. Em março, se estabeleceram em Los Angeles, cidade natal de Meghan nos Estados Unidos, onde agora vivem com Archie.
Desde então, os dois insistiram no desejo de trabalhar em causas humanitárias, em particular através de sua nova fundação, Archewell, nome inspirado em seu filho. Além disso, após terem assinado um importante contrato com a Netflix recentemente, Harry e Meghan se associaram por vários anos com o serviço Spotify para produzir um podcast, intitulado Archewell Audio.
Na semana passada, o casal anunciou que está esperando seu segundo filho. Após a divulgação da novidade, a rainha Elizabeth, o príncipe Charles e o príncipe Philip divulgaram um comunicado oficial celebrando a novidade. De acordo com o portal norte-americano TMZ, o texto dizia:
“Sua Majestade, o Duque de Edimburgo, o Príncipe de Gales e toda a família estão encantados e desejam a eles o melhor”.
A notícia da gravidez foi divulgada pela revista People no domingo (14). O bebê será o irmão mais novo de Archie, que completará dois anos no dia 6 de maio.
"Podemos confirmar que Archie será um irmão mais velho. O duque e a duquesa de Sussex estão muito felizes por estarem esperando seu segundo filho", disse um porta-voz do casal à publicação.