Morreu, na manhã de sábado (3), a estilista australiana Carla Zampatti, aos 78 anos. A morte ocorreu uma semana após ela ter tido uma queda séria ao deixar a ópera La Traviata, em Sydney, quando foi internada imediatamente após o acidente.
Apesar de ter nascido na Itália, a estilista se considerava australiana por ter se mudado para o país ainda criança. Inaugurou sua grife aos 23 anos, em 1965. Entre seus clientes mais famosos, destacam-se a atriz Nicole Kidman, a ex-primeira-ministra australiana Julia Gillard, a princesa Mary, da Dinamarca, e a premier de Nova Gales do Sul, Gladys Berejiklian.
O comunicado divulgado pela família de Zampatti para noticiar sua morte afirma que a estilista "foi celebrada por fazer as mulheres australianas se sentirem confiantes e elegantes por meio de seus designs excepcionais e peças condizentes com mulheres modernas”.
“Suas roupas são consideradas uma parte emblemática da história moderna australiana. Ela teve sucesso como empresária em meio a mudanças sociais radicais, criando roupas para mulheres celebrarem sua liberação a partir dos movimentos sociais dos anos 1960 até o empoderamento dos dias de hoje”.
Casada duas vezes, Zampatti deixa três filhos e nove netos.