Elas são vistas como exemplos de beleza - e, justamente por isso, fizeram questão de usar sua visibilidade para naturalizar questões relacionadas ao corpo que (ainda!) são tabu para muitas mulheres.
Seja postando aquela foto em que aparecem estrias sem recorrer à edição de imagem ou dando declarações inspiradoras sobre como lidam com o próprio corpo, essas famosas fizeram a diferença e deram exemplos de autoestima. Vem ver:
Marcela McGowan
Em seu perfil no Instagram, a ginecologista Marcela Mc Gowan costuma falar sobre assuntos como a importância da mulher conhecer (e entender) o próprio corpo. Em agosto, ao compartilhar as fotos de um ensaio em que aparece de lingerie, no qual fez questão de pedir que as fotos não tivessem qualquer retoque de edição, refletiu sobre autoestima feminina:
"É normal ter celulite. Queria falar sobre fotos que deixamos de postar ou que 'tratamos' em aplicativo por conta de coisas normais, como estrias e celulite. (...) É um processo pessoal que estou vivendo e que também gostaria de incentivar vocês, sobre normalizar corpos reais, sobre ser honesta comigo e também na internet. Meu corpo é próximo do padrão, mas assim como 80% das mulheres, tenho celulite, estrias, vasinhos, marcas, barriguinha, dobras. E apagar isso digitalmente só serve para me distanciar da realidade do meu corpo e fazer outras mulheres acreditarem que esses 'defeitos' tão comuns só existem nelas", escreveu.
Rafa Kalimann
Em agosto, a influenciadora digital Rafa Kalimann também publicou uma foto em que exibe, sem medo, marcas de estrias na pele. A imagem recebeu mais de 2,3 milhões de curtidas e quase 27 mil comentários. Várias seguidoras elogiaram a atitude da influencer de não recorrer a tratamentos de edição de imagem para disfarçar as marcas na pele.
Na legenda da foto, em que aparece de biquíni curtindo um dia de sol, a ex-BBB escreveu apenas a palavra "Enjoy" (aproveite, em tradução livre). Rafa também mostra a tatuagem que tem no local, com a frase "Enjoy the journey" (ou Aproveite a jornada).
Aline Riscado
A bailarina Aline Riscado compartilhou uma foto em seu perfil do Instagram em fevereiro que deixa à mostra, sem medo, as estrias em seu corpo. Aline não se preocupou em recorrer a softwares de edição, cortar a imagem ou disfarçar o detalhe.
A atitude da modelo fitness foi muito elogiada nos comentários da foto.
Mariana Goldfarb
Em 2019, a modelo Mariana Goldfarb, que enfrentou uma luta contra a anorexia no passado, compartilhou uma foto que focava justamente nas estrias de seu bumbum.
"Perfeitamente imperfeito. Bom dia real, verdadeiro, natural, gostoso. Bora", escreveu, na época.
Em março deste ano, ela voltou a falar sobre o assunto ao compartilhar outra foto na qual é possível ver as marcas no seu corpo. "Sim, eu tenho estrias, celulite e espinha e sou muito feliz assim", anunciou.
"É sempre válido desmistificar a existência da perfeição dado que ela não existe, é imprescindível reforçar que padrões estéticos só servem pra aprisionar a mim, a você e a todas nós. Temos o direito de sermos livres para ser quem somos do jeito que somos e acabar com as comparações e competitividade. Somos cada uma uma potência única e singular e a nossa beleza e a nossa força se encontram aí, na nossa individualidade como mulher, e principalmente como ser humano", disse ela na legenda da publicação.
Preta Gil
A cantora Preta Gil é símbolo de aceitação do próprio corpo e virou exemplo para muitas mulheres. No fim de 2018, fez um texto em que comentou a repercussão de suas fotos de biquíni nas redes sociais.
"Minhas fotos de biquíni causam um misto de sentimentos nas pessoas, e por isso mesmo as posto. Precisamos de uma vez por todas nos livrar de antigos padrões que nos eram impostos. Não posso e não quero ser prisioneira da minha forma física. Sim, eu tenho celulite, sim, eu tenho estria e isso não vai mudar, e não vou me esconder com vergonha. Deveria ser normal eu postar uma foto de biquíni, não deveria causar tanto rebuliço. Mas, pra que isso aconteça, precisamos ajudar umas às outras. Precisamos nos reeducar. Então com toda minha vivência eu te digo: se liberte, a vida é preciosa e curta demais para nos escondermos", escreveu a cantora, sendo elogiada pelos fãs por sua atitude na época.
Demi Lovato
A cantora Demi Lovato já falou abertamente diversas vezes sobre seus problemas com aceitação do corpo e com a bulimia - doença que contra a qual ela luta há anos. Em setembro do ano passado, a artista postou uma foto de maiô e fez um desabafo poderoso sobre como mudou a percepção sobre sua aparência.
"Este é o meu maior medo. Uma foto minha de biquíni não editada. E, adivinha, eu tenho celulite! Estou literalmente tão cansada de ter vergonha do meu corpo, editá-lo (sim, as outras fotos do biquíni foram editadas - e odeio ter feito isso, mas é a verdade) para que os outros pensem que eu sou SUA ideia do que é bonito, mas não sou eu. Isso é o que eu tenho. Eu quero que este novo capítulo na minha vida seja sobre ser autêntica com quem eu sou em vez de tentar atender aos padrões de outra pessoa. Então aqui estou eu, sem vergonha, sem medo e orgulhosa de possuir um corpo que lutou tanto e continuará a me surpreender quando eu espero dar à luz um dia", começou ela.
"É uma sensação tão boa estar de volta à televisão sem me estressar com uma rotina de exercícios extenuantes de 14 horas por dia, ou me privar de um bolo de aniversário de verdade em vez de optar por melancia e chantilly com velas porque eu tinha pavor de bolos reais e estava infeliz em alguma merda de dieta maluca. Enfim, aqui estou eu, REAL! E eu me amo. E você também deve amar você", incentivou.
Por fim, admitiu que ainda não estava feliz com a sua aparência, mas que se esforça para ser grata pelo próprio corpo.
"Só para ficar claro para todos... Não estou feliz com minha aparência, MAS agradeço e às vezes isso é o melhor que posso fazer. Espero inspirar alguém a apreciar seu corpo hoje também", concluiu.
Ashley Graham
Uma das vozes mais importantes pelo amor-próprio e a diversidade na moda, a top curvy norte-americana Ashley Graham compartilhou cliques ao lado do seu primeiro filho, Isaac, na semana passada. O bebê nasceu em janeiro e é fruto do casamento com o cineasta Justin Ervin. Além da fofura do momento com o pequeno, o que chama atenção nas imagens é que a modelo fez questão de exibir seu corpo pós-parto: no clique, aparecem, por exemplo, estrias na barriga da nova mamãe.
Em uma entrevista para a revista People publicada em julho, a top falou sobre a aceitação das mudanças no corpo após a gestação:
— Estou com mais peso. Eu tenho estrias e, no começo, eu realmente tive que ter muitas conversas comigo mesma e dizer: "Ok, novo corpo, nova mentalidade". Mas depois dessa sessão de fotos, me senti tão empoderada que pensei: "Sim. Estou bem. Me sinto bem. Este é o meu novo corpo de mãe" — afirmou.
Hilary Duff
Em 2017, ao ser flagrada por um paparazzi se costas na praia, a atriz Hilary Duff mandou um recado para a mídia que gosta de apontar as "falhas" nas celebridades, e incentivou mulheres a se preocuparem menos com detalhes de sua aparência.
"Estou postando isso em nome de meninas, mulheres e mães de todas as idades. Estou curtindo as férias com meu filho depois de uma longa temporada de filmagens e de ficar longe dele por semanas a fio nesses meses. Já que sites e revistas adoram compartilhar 'falhas de celebridades' - bem, eu as tenho! Meu corpo me deu o maior presente da minha vida: Luca, cinco anos atrás. Estou fazendo 30 anos em setembro e meu corpo está saudável e me leva aonde preciso. Senhoras, vamos nos orgulhar do que temos e parar de perder um tempo precioso desejando ser diferentes, melhores e sem falhas", refletiu.