Logo mais à noite, a partir das 20h, o país irá conhecer a nova Miss Brasil. Em novo formato em razão da pandemia de coronavírus, o concurso de beleza precisou se reinventar neste ano. Em vez dos tradicionais desfiles de vestidos de gala, roupa de banho e trajes típicos para escolher a mais bela dentre as candidatas de cada Estado, a organização do evento anunciará a eleita em uma transmissão ao vivo pelo YouTube pelo canal U Miss Brasil e pela plataforma online gratuita SoulTV. O evento não será transmitido por nenhum canal de TV aberta. A nova escolhida receberá a faixa das mãos de Júlia Horta, que está há um ano e cinco meses no posto de Miss Brasil.
Nas redes sociais, os fãs do concurso especulam como será a edição deste ano. Até agora, pouco se sabe sobre como será o novo formato, modificado também em razão do distanciamento social. A gaúcha Marthina Brandt, eleita Miss Brasil em 2015, acredita que o suspense está colaborando para gerar ainda mais expectativa para o concurso:
— Não se fala de outra coisa no último mês. Os fãs de concurso estão dia e noite buscando pistas para saber quem é a nova Miss (risos). Como não teremos aquele show normal, acho as estratégias excelentes para movimentar as redes — pondera. — O concurso também está com uma roupagem nova, transmitido em uma TV digital. Definitivamente, estamos vivemos tempos diferentes, e o digital tem vindo com muita força — afirma, sobre o novo formato de transmissão.
Para Bianca Scheren, eleita Miss Rio Grande do Sul 2019, a curiosidade sobre as novidades da edição devem atrair ainda mais público, assim como a nova organização do evento. O empresário gaúcho Winston Ling, investidor da start-up Soul TV, é o novo proprietário do concurso no país, como foi revelado no início de julho.
— Com essa mobilização que fizeram para revelar a Miss Brasil, conseguiram atrair muito público. Acredito que vai ganhar ainda mais força, pelo suspense e por ser uma nova organização. As pessoas ficam na expectativa sobre como vai ser, se vai corresponder ao que elas querem. A expectativa está grande. E o concurso vai ganhar cada vez mais força nas redes sociais — argumenta.
Quem será a nova Miss?
O programa já está gravado, segundo a produção do Miss Brasil - ou seja, jurados e comissão técnica já chegaram ao resultado. Foram avaliadas entrevistas, vídeos e fotos publicados de cada uma das 20 candidatas.
Nas páginas dedicadas ao concurso nas redes sociais, há muitas especulações sobre quem pode ser a eleita. Juliana Mueller, gaúcha que foi a segunda colocada no Miss Brasil 2017, acredita que, inclusive, talvez o público já conheça a nova Miss Brasil 2020:
— Há grandes rumores de que a Miss escolhida já participou do concurso — afirma.
Já Marthina é do time que está buscando pistas entre as publicações e lives promovidas pela organização do concurso:
— Presto muita atenção aos detalhes. Em algumas lives da organização, foram dadas dicas e, através disso, tenho a minha opinião. Se acertei, só vou saber assistindo — conta a Miss Brasil 2015.
Bianca ressalta que, mesmo com a campanha de divulgação nas redes sociais do concurso, as opiniões dos fãs divergem sobre a eleita:
— Confesso que a organização conseguiu conter súper. Não conseguimos chegar a uma conclusão. A organização foi extremamente fechada. Vamos saber à noite! A especulação acontece através de dicas, "furinhos", teorias da conspiração das páginas de misses. Mas está realmente bem sigiloso — diz. — Acredito que será uma mulher incrível e que vai representar muito bem o nosso país.
Sobre as características que a nova Miss Brasil deve ter, as misses gaúchas são unânimes: é importante ser posicionada e saber se comunicar muito bem.
— Ela precisa ter voz. Não ter medo de se expressar e saber a que veio. O tempo de termos somente uma mulher bonita e clássica já passou e faz tempo. 2020 pede uma miss com personalidade. Uma mulher moderna e versátil — argumenta Marthina.
— Beleza não é tudo, mas sou fã de conjunto. Quando a pessoa tem conteúdo, fica mais bonita ainda.
Para Juliana, é preciso que a nova Miss tenha uma presença digital significativa e relevante:
— Ela precisa saber utilizar suas redes sociais de maneira que se conecte a outras pessoas e ao mesmo tempo passe uma verdade. Hoje em dia, ninguém quer ver nas redes sociais uma pessoa perfeita — pondera.
Representar o Brasil no Miss Universo, que vem se atualizando nos últimos anos - e elegeu no ano passado Zozibini Tunzi , candidata da África do Sul -, requer uma personalidade conectada aos valores atuais:
— A Miss precisa vir com força, determinação. Precisa ser inteligente, carismática, comunicativa. A escolha deve ser por uma mulher bonita, empoderada, forte, que tenha todas essas características — resume.
Agora, resta saber quando a nova Miss Brasil irá representar o país no Miss Universo. Em razão da pandemia, ainda não há confirmação da data do evento mundial, mas a expectativa é de que seja realizado apenas no ano que vem:
— Ao que tudo indica, será início do ano que vem. Mas estamos vivendo um ano atípico. Precisamos ter paciência porque muitas coisas ainda podem acontecer — finaliza Marthina.
Como assistir ao Miss Brasil 2020
Quando?
Quinta-feira (20), a partir das 20h
Onde?
No canal do YouTube U Miss Brasil e pela plataforma online gratuita SoulTV. O evento não será transmitido por nenhum canal de TV aberta.